Notícias
Maio Amarelo: crianças aprendem sobre trânsito seguro no Parque da Fazendinha
Publicada em 18/05/2016, às 16h47
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Giovana Rebuli
Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Elzira Vivácqua dos Santos e Adevalni S. Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi, saíram das salas de aula nesta quarta-feira (18) para aprender sobre segurança no trânsito.
Elas visitaram o Parque da Fazendinha, no mesmo bairro, e participaram de diferentes ações da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar atenção da população para evitar acidentes nas vias.
As crianças participaram do Circuito no Trânsito, onde têm a oportunidade de simular o trânsito na cidade, e também assistiram a uma apresentação do Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal. Além disso, a diversão ficou por conta da Patrulha da Alegria, cuja proposta é levar quadriciclos da Polícia Militar para a criançada passear e também orientar os pequenos a respeito do trânsito.
Os alunos aprovaram a iniciativa. Hugo Silva, de 10 anos, acha perigoso atravessar as vias e, por isso, pede atenção a todas as pessoas. “Meu tio foi atropelado e quebrou a perna porque atravessou correndo e não prestou atenção na hora de atravessar”.
Melissa Oliveira, 9 anos, presta atenção na hora de atravessar a rua e acha legal esse tipo de educação. “É bom aprendermos desde cedo. Aprendi que temos que sinalizar mesmo na hora de atravessar na faixa”.
Diego Luiz Salles, 9 anos, levou uma lição para casa: “Vou falar com meus pais para usar a faixa e o cinto de segurança sempre”.
Aprendizado
A coordenadora da Educação para o Trânsito, Elizane Maria Carneiro, afirma que a ação em conjunto com a Guarda torna a experiência mais rica. "As crianças ouvem as orientações pelo teatro e depois vão colocar na prática no nosso Circuito no Trânsito. Uma ação complementa a outra e o aprendizado fica mais forte".
Para o agente de trânsito da Guarda Municipal Pinheiro, trabalhar com ações de educação na infância é a forma mais eficiente de prevenir acidentes no futuro. "As crianças aprendem muito e acabam impactando os pais, professores e os adultos que convivem com elas".
Para o sargento Suhett (1º Batalhão da PM), que é o idealizador da Patrulha da Alegria, o objetivo da ação é orientar as crianças e aproximar a PM da comunidade.
As ações são fruto do trabalho interssetorial da subcomissão de Educação para o Trânsito de Vitória.