Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Linha Verde: avenida Dante Michelini vai ganhar faixa exclusiva para ônibus

Publicada em 09/01/2018, às 17h42 | Atualizada em 09/01/2018, às 17h59

Por Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Marcos Salles

Carro trafegando na Avenida Dante Michelini

Faixa exclusiva para ônibus será implantada no sentido Jardim Camburi da avenida Dante Michelini

Para auxiliar na fluidez do trânsito e melhorar o tempo dos ônibus que trafegam na avenida Dante Michelini, a via ganhará uma faixa exclusiva para o transporte público coletivo: a Linha Verde.

A via receberá câmeras para fiscalizar o tráfego, sinalização horizontal e vertical e trabalho de educação e conscientização de motoristas ainda este mês. 

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista. Nesse trecho, a via possui três faixas de rolamento, além das faixas de conversão à esquerda. A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. 

Estrutura

A Linha Verde na avenida Dante Michelini ganhará placas e sinalização horizontal, com pintura no pavimento de legendas como "Linha Verde" e "Só ônibus". O modelo já é adotado na avenida Desembargador Santos Neves, na Praia do Canto.

A faixa vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. O automóvel que transitar nela estará cometendo infração de trânsito média, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Mudança

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, a implantação da Linha Verde cria um espaço privilegiado para o transporte coletivo. Ele destacou que a implantação será aos poucos, pois é uma mudança cultural.

"Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade".

Novos trechos

O objetivo é gradativamente ampliar os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares. A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) avalia novos trechos para a implantação do sistema, como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site