Notícias

Jovens empreendedores movimentam Fábrica de Ideias

Publicada em 16/11/2017, às 18h07

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Feira do Empreendedor
Jovens buscam propostas e aprendizado para empreender durante evento na Fábrica de Ideias
André Sobral
Feira do Empreendedor
Feira conta com estandes, mesas-redondas e palestras

Mais de 20 palestrantes, mesas-redondas, estandes de inovação e empreendedorismo, além de orientação  para estágio, entre outras ações, movimentam a Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, durante a 1ª Feira do Jovem Empreendedor, que ocorre nestas quinta (16) e sexta (17), das 14 às 21 horas.

O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, está dividido em três frentes de programação. Uma delas conta com espaço para networking e oportunidades de estágio e emprego. Outra é para consultorias e palestras voltadas para o jovem descobrir mais sobre o negócio que quer empreender.

Há, ainda, uma área para insights, com oportunidades para encontrar cases de sucesso e grandes ideias propostas pelos jovens empreendedores. O objetivo principal da feira é difundir o empreendedorismo no cenário capixaba.

Estudante do 1º ano do ensino médio de uma escola de Cariacica, Joyce Martins dos Santos Gomes, de 15 anos, foi conferir o que poderia ajudá-la a incrementar sua futura carreira como advogada. "Não podemos ficar para trás. É preciso ficar atento às oportunidades. Por isso, vim para ter mais aprendizado e conhecimento para dar o melhor na carreira, sempre aliando ao empreendedorismo, utilizando técnicas e práticas".

Investidor-anjo

Joyce ouvia atentamente a palestra ministrada pelo gestor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert. Ele apresentava aos jovens e futuros empreendedores opções e oportunidades para conseguir no mercado dinheiro, que não seja fundo de investimento, para poder tocar seu negócio.

"Os jovens e futuros empreendedores podem procurar um investidor-anjo, que pode ser alguém da família dele, para ajudar aplicando no projeto um valor que pode ser R$ 2 mil, R$ 4 mil e até 5 mil ou buscar o investimento em plataformas de grupo, nas quais com pouco montante, mas com a ajuda de muitos, é possível alcançar o valor que quer empreender. É importante olhar para essa oportunidade como forma de empreender", destacou.

Jogo para fomentar o empreendedorismo

Em outra área, jovens estavam reunidos participando de uma dinâmica a partir de um jogo de tabuleiro que apresentava a eles noções e práticas de empreendedorismo. Segundo a multiplicadora do projeto Pense Grande, Isabel Rapousa, o jogo foi pensado e idealizado com a ajuda dos jovens para que possam, por meio dos desafios do cotidiano, entender e aplicar a descoberta diariamente.

"Por meio de um projeto realizado por uma fundação, apresentamos aos jovens a questão da atitude empreendedora. Muitos não sabem o que é isso, muitos têm, mas não colocam em prática. Ao término da brincadeira, eles têm um novo olhar sobre o seu cotidiano", enfatizou.

Foi isso que aconteceu com a estudante Thayná, de 15 anos, de uma escola de ensino médio de Cobilândia, Vila Velha. "Não imaginava que fosse tão legal. Aprendi que dá para fazer muito com coisas simples e que temos até em casa, seja para fazer um evento, como uma festa de aniversário, ou outro tipo de atividade. Isso é muito importante. Vou colocar sempre em prática o que conheci aqui", disse.

Van do empreendedor

O Centro de Apoio ao Empreendedor também está presente com a Van do Empreendedor. Entre os serviços que estão sendo prestados, estão atendimento ao microempreendedor individual (orientação e formalização, alteração de cadastro, declaração de faturamento, baixa e emissão de DAS); acesso ao microcrédito (para empreendedores formais ou informais que precisam de um incentivo para o seu negócio); e orientações sobre o programa Adolescente Aprendiz.

André Sobral
Feira do Empreendedor
Feira do Jovem Empreendedor acontece na Fábrica de Ideias até esta sexta (17)
Divulgação Semttre
Feira do Empreendedor
Marcílio apresentou aos jovens e futuros empreendedores opções e oportunidades para conseguir

Voltar ao topo da página