Notícias

Jogos matemáticos facilitam o aprendizado para turma do 3º ano

Publicada em 28/03/2024, às 11h10 | Atualizada em 28/03/2024, às 11h10

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Emef Vercenílio da Silva Pascoal
Na Emef Vercenílio da Silva Pascoal os estudantes aprendem a matemática de forma dinâmica. (ampliar)

Descomplicar a matemática e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e dinâmico foi o objetivo de uma atividade desenvolvida com um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, localizada em Joana D'arc.

A iniciativa foi coordenada pela professora Simone dos Santos, visando tornar o aprendizado do reconhecimento de números, sequência numérica e cálculo de adição mais efetivo para os estudantes. Para isso, ela conduziu a turma ao laboratório de informática, onde propôs o acesso a um jogo de matemática.

"O software TuxMath é uma ferramenta educacional projetada para auxiliar no ensino e na prática de habilidades matemáticas, incluindo adição, subtração, multiplicação e divisão. O uso de tecnologias educacionais, aliado a estratégias pedagógicas adequadas, desempenha um papel fundamental na superação das dificuldades de aprendizagem em matemática", explicou a educadora.

Dessa forma, alguns desafios foram superados pelos estudantes, como a compreensão do conceito fundamental de adição e memorização das operações básicas, com base no reconhecimento dos números. O jogo matemático tornou o ensino mais envolvente e dinâmico, estimulando o interesse dos alunos, o que resultou em uma participação mais ativa.

"O jogo que trabalhamos demonstrou ser uma ferramenta poderosa para tornar o ensino mais atrativo e efetivo, utilizando uma linguagem à qual eles estão acostumados, estimulando o interesse no processo de ensino-aprendizagem. Eles participaram ativamente e demonstraram satisfação com o processo", completou a professora Simone.


Voltar ao topo da página