Notícias

Itararé recebe ação educativa de combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicada em 20/09/2017, às 14h12 | Atualizada em 20/09/2017, às 14h12

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Ação de combate à dengue
Equipe esteve na praça de Itararé para abordar moradores e conscientizá-los sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti

É sempre bom lembrar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na capital. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza ações para combater o principal vetor da dengue, zika e chikungunya.

Na manhã desta quarta-feira (20), foi a vez do bairro Itararé receber a ação intersetorial. Além de atividades educativas, com exposição de maquete e teatro de combate à dengue, houve panfletagem na feira e em seus arredores para orientar as pessoas a usar o check list

Os moradores também participaram de aula de zumba e atividades com Práticas Integrativas e Complementares, nas quais aprenderam mais sobre plantas medicinais das hortas existentes nas unidades de saúde de Vitória.

Parceria

As ações acontecem em parceria com o Colegiado Gestor Regional (Coger), Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Centro de Referência da Juventude (CRJ), Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), lideranças e conselhos locais.

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Dutra, conta com a participação de todos na luta contra o mosquito. "Precisamos que a população nos ajude nessa causa. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, vai nos ajudar muito no combate ao mosquito".

Check list

O check list também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue", no qual o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembra de refazer a conferência.

Próximos eventos

Sexta-feira (22), das 8 às 12 horas
Ação de combate ao Aedes aegypti da região Continental
Onde: pracinha de Goiabeiras
Atividades: mutirão de visitas domiciliares na região de Goiabeiras; exposição de maquete educativa; panfletagem; alongamento e orientação à prática de exercícios físicos; testes rápidos; orientação antitabagista; alimentação saudável; distribuição de mudas de plantas medicinais.

Sábado (23), das 8 às 11 horas
Ação de combate ao Aedes aegypti da região Centro
Onde: praça Ubaldo Ramalhete, Centro
Atividades: caminhada até o Parque Moscoso; teatro de fantoches; orientação educacional com a equipe de Educação Ambiental.


Voltar ao topo da página