Notícias

Inclusão Produtiva abre horizontes de munícipes para atuar na área de estética

Publicada em 21/03/2019, às 12h56

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida
Alunas aprendem técnicas e ferramentas para atuar na área de estética e beleza na Escola da Vida
Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida
Samylla Sobrinho está desempregada e disse que o curso abre as portas para o futuro

A área de estética e beleza é uma das mais procuradas e que estão em expansão atualmente no mercado de trabalho. Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento profissional das munícipes atendidas na rede de serviços da Assistência Social, o Serviço de Inclusão Produtiva está promovendo o curso de Design de Sobrancelha na Escola da Vida, na Grande São Pedro.

A formação é voltada para alunas de 16 a 59 anos. Na manhã desta quinta-feira (21), elas concluíram duas oficinas teóricas: "Elaborando Plano de Negócios com a Ferramenta Canvas" e "Onde buscar oportunidades - Conhecendo as ferramentas de acesso ao mercado".

As atividades integram o Programa de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), que tem como objetivo promover a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

Oportunidade

Samylla Sobrinho, de 26 anos, atualmente está desempregada e disse que o curso abre as portas para o futuro. "O curso abriu minha mente. O grande diferencial será como tratar o cliente e ter o certificado profissionalizante. Mesmo que seja um trabalho informal. Eu quero, preciso e posso conquistar meus objetivos".

Marita Ramalhete, 44, também aprovou o curso. "Atualmente, moro no Abrigo Noturno e frequento pela manhã o Centro-Pop. Já superei as drogas e, nesse momento, encontro uma oportunidade de aproveitar os conhecimentos aqui. Pretendo trabalhar em alguns espaços para depois abrir meu próprio negócio", contou.

Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida
Marita Ramalhete superou a situação de rua e vê no curso uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho
Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida
Francileide Helena Alves Langa trabalha na área de beleza e estética e quer abrir o seu próprio negócio

Acessibilidade

Há três anos, Francileide Helena Alves Langa, 37, trabalha na área de beleza e estética e já tem em vista onde poderá montar seu espaço.

"Trabalho há três anos como cabeleireira e manicure e, agora, estou realizando o curso de Design de Sobrancelha. Ainda não tenho meu espaço próprio e atendo em domicílio. Pretendo oferecer meu serviço no Morro da Conquista, como já morei lá, sei que o acesso é mais restrito e então pretendo oferecer e atrair aquela clientela".

Programa

"O Programa de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) tem como objetivo promover as habilidades de munícipes para acesso ao mercado de trabalho. Hoje, com a conclusão das oficinas, iremos despertar nelas as questões do plano de marketing, como comportamento com o cliente, importância das redes sociais, principais parceiros, metas e precificação. Não existe Plano de Marketing certo ou errado. A questão é se adequar", disse Marciele Wendler, técnica do Acessuas.

Professora de Design de Sobrancelha, Daiane Patrício explicou a metodologia do curso. "O mercado de estética cresce cada vez mais. Nessa área de design de sobrancelha, ainda não existem muitos profissionais no mercado qualificados. Já ensinamos a elas as teorias, como noção de desenho de sobrancelha bem feita, as medidas e as técnicas e materiais utilizados. Elas podem atuar nas casas dos clientes, abrindo um espaço em domicílio ou um local".

Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida
Carlos Antolini
Oficina da Inclusão Produtiva- Marketing Escola da Vida

Voltar ao topo da página