Notícias

Gatos poderão ser adotados na praça dos Namorados neste sábado

Publicada em 22/05/2017, às 16h25 | Atualizada em 26/05/2017, às 18h43

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
feira de adoção de gatos
Feira de Adoção de Felinos acontecerá na manhã do próximo sábado (27), na praça dos Namorados
Divulgação Semus
feira de adoção de gatos
Gatos tratados e vacinados estarão à disposição de pessoas que gostam de cuidar de animais

Os cães se reproduzem de seis em seis meses, e os gatos, de três em três. Não é preciso fazer muitas contas para saber que existem mais felinos do que caninos pelas ruas da cidade. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), vai realizar a I Feira de Adoção de Felinos, neste sábado (27), das 9 às 13 horas, na praça dos Namorados, Praia do Canto.

Na ocasião, 14 gatos vão estar disponíveis para adoção. Todos eles foram recolhidos e tratados pelo CVSA, além de vacinados (F4 e antirrábica), vermifugados e castrados. 

"Os animais merecem uma segunda chance de ter uma família e viver com amor, dignidade, companheirismo e, sobretudo, com a retribuição da fidelidade que eles nos doam. Vamos dar às pessoas a oportunidade de se apaixonar por um animal e preencher a casa com um novo amiguinho", disse a veterinária Renata Bessa.

Para adotar um animal, é preciso ser maior de 18 anos, levar o CPF, RG, comprovante de residência e gostar de bichos. Além de estimular a adoção dos animais, a feira tem o objetivo de promover a guarda responsável e divulgar as ações de prevenção de zoonoses e outros agravos.

O CVSA realizou no mês passado, a I Feira de Adoção de Animais Especiais, na qual todos foram adotados.

Recolhimento de animais

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) é a unidade do sistema municipal de saúde responsável pela vigilância e pelo controle de zoonoses e outros agravos que causem risco à saúde humana. Dessa forma, o recolhimento de animais somente é realizado com base no risco à saúde pública.

Sendo assim, de forma geral, são situações passíveis de recolhimento: animais atropelados (por serem suspeitos de doença neurológica, como a raiva); animais que manifestam comportamento agressivo sem estímulo aparente; fêmeas no cio (por estimular o comportamento agressivo entre machos); e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da ninhada e coloquem em risco a população do entorno.


Voltar ao topo da página