Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Fumacê inicia novo itinerário para combate a mosquitos

Publicada em 05/11/2018, às 17h35 | Atualizada em 05/11/2018, às 17h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Carro Fumacê

Fumacê faz aplicação espacial de inseticida para eliminar os mosquitos (Ampliar imagem)

A partir desta segunda-feira (5), o serviço de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, inicia novo itinerário em Vitória.

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Os primeiros bairros a receber o fumacê são Santa Martha, Andorinhas, Santa Luiza e Maruípe. Para esta terça (6), o serviço está programado para Gurigica, Consolação e Horto.

Os locais selecionados para receber a aplicação são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Ações

Além de utilizar o fumacê, o CVSA também combate os mosquitos utilizando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares.

O CVSA ainda realiza ações educativas em escolas, feiras, praças e avenidas movimentadas da cidade alertando a população sobre os riscos do Aedes aegypti e formas de combate ao mosquito. Em média, as equipes realizam entre 20 e 24 ações educativas todos os meses. Além disso, os agentes de combate às endemias fazem cerca de 24 mil visitas domiciliares por mês na capital.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site