Notícias

Fumacê: CVSA inicia novo ciclo de combate a mosquitos

Publicada em 01/08/2017, às 18h05

Por Milene Miguel, com edição de Eduardo Brinco


Raimundo Nonato/CVSA
Fumacê
Com a ação do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental serão beneficiados 50 bairros da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), preparou um novo cronograma de aplicação de UVB pesado para combater os mosquitos em Vitória.
A ação, que terá início nesta quinta-feira (3) vai percorrer 50 bairros neste mês, selecionados a partir dos casos notificados de doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti (especialmente a chukingunya), monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos e reclamações recebidas pelo telefone 156.

Os primeiros bairros a serem contemplados na madrugada são Centro, Parque Moscoso e Santa Clara. Já no período noturno, o fumacê vai percorrer o bairro Maruípe de 19h às 22h. Os próximos bairros a receber o fumacê são Nova Palestina, Gurigica, Consolação e Horto.

Veja o itinerário

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.

Tratamento e cuidados

Além dessas ações, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Confira o CheckList

O CheckList também esta disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate a dengue”, nele, o munícipe poderá acessa e escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembrará ao cidadão de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página