Notícias

Fonte Grande faz aniversário e Semmam faz programação para comemorar

Publicada em 03/08/2018, às 15h28

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação/ Semmam
Aniversário Parque Fonte Grande
A programação em comemoração aos 32 anos do Parque Estadual da Fonte Grande acontece entre os dias 7 e 18 de agosto

O Parque Estadual da Fonte Grande, localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, está completando 32 anos e a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental (GEA), preparou uma extensa programação que acontecerá do dia 7 ao 18 de agosto para marcar o aniversário.

Na programação consta entrega de certificados de conclusão de curso; formação para guias de Turismo; apresentação teatral; inauguração do Recanto Pau Brasil; plantio com reintrodução de 250 mudas de Palmeira Juçara que contará, para o plantio, com a participação de uma loja maçônica capixaba e uma caminha ecológica e educativa com visita monitorada à trilha da Pedra dos Olhos.

“Será uma programação simples para deixar registrado o aniversário deste parque que é um dos mais importantes para Vitória”, destacou Juliana Sardinha, gerente de Educação Ambiental da Semmam.

Na terça-feira (7) será feita a entrega de certificados de conclusão do Curso de Condutores de Ecoturismo do Parque da Fonte Grande, parceria entre a Semmam e a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). Os novos condutores de ecoturismo irão atuar junto a turistas e visitantes que frequentam o parque diariamente.

Ainda na terça-feira, no recém inaugurado auditório do parque, será iniciada uma formação para Guias de Turismo em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo do Espírito Santo (Sindigetures).

“O Parque da Fonte Grande é uma Unidade de Conservação de proteção integral e tem grande importância para a cidade de Vitória. Lá encontramos um dos maiores fragmentos remanescente da Mata Atlântica da cidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

No período de 7 a 10 de agosto, no horário de 9 às 14 horas, acontece no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, localizada no entorno do parque, a apresentação teatral “A Floresta é Logo Ali e Ela é Nossa: Conhecer para Preservar a Mata Atlântica” que terá como público-alvo os alunos da escola.

Ainda no CMEI, no dia 8, acontece a inauguração do “Recanto Pau-Brasil”, que tem como público-alvo a comunidade escolar (pais e alunos) e servidores municipais.

Plantio de mudas

Fechando a programação do aniversário do parque, acontece no dia 18 de agosto, o plantio com reintrodução de 250 mudas de Palmeira Juçara, que contará com a participação da diretoria e membros da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Absoluta nº 31, localizada no bairro Ilha de Santa Maria, Jurisdicionada a Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo.

Inscrições para a caminhada

Após o plantio, será feita uma caminhada ecológica e educativa, com visita monitorada à trilha da Pedra dos Olhos. Com inscrição gratuita, os interessados deverão fazer a inscrição através do e-mail fontegrandecaminhada@gmail.com . Maiores informações através do telefone (27) 3382-6536.


Voltar ao topo da página