Notícias

Festpaz celebra dia estadual da paz com programação cultural

Publicada em 26/05/2017, às 15h08 | Atualizada em 26/05/2017, às 15h54

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
festpaz
Evento de promoção da paz contará com apresentações culturais e artísticas

Com a proposta de celebrar a paz por meio da cultura, acontece neste domingo (28), das 16 horas às 21h30, na praça Dom João Batista, em São Pedro I, o FestPaz – A Arte como expressão da Vida, evento organizado pelo Movimento Paz ES, que tem o objetivo de disseminar a cultura da paz no Estado. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vitória.

O evento celebra o Dia Estadual da Cultura da Paz e Dia Municipal da Paz e tem o intuito de levar à população capixaba reflexões profundas sobre a cultura da paz, trabalhada em seus três níveis: paz social, paz ambiental e paz interior. Veja a programação.

"A ideia veio de um grupo de sonhadores que fundou o Movimento Paz em 2001. O desejo de paz permeia as ações da Oscip Movimento Paz ES há 16 anos. A ONG promove atividades relacionadas à paz no Estado. Foram dois festivais de maiores proporções, reunindo mais de 10 mil pessoas na Praça do Papa e na Pedra da Cebola, ações no interior do Estado e o projeto 'Nós Cantamos a Paz', que leva para as praças músicas tocadas pela Banda da Paz", disse Alba Lucinia Santana Sampaio, uma das organizadoras do evento.

Circuito Cultural

O Circuito Cultural, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que oferece aos munícipes a oportunidade de conhecer os fundamentos de manifestações artísticas e culturais, participará do evento com seus núcleos de balé, artesanato e música.

"Participar das ações coletivas no território é uma prática constante do Circuito Cultural, e no Festpaz terá um sentido maior no envolvimento de todos, pois o que propõe esse encontro é a promoção da paz. Todos estão envolvidos na construção da programação: os alunos, os pais, os instrutores e a comunidade em geral", afirmou a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.

Apresentações

Os grupos Underground Funkers e Glad Crew, cujos integrantes contam com ex-alunos do Circuito Cultural, apresentarão danças urbanas. O evento também conta com a participação do Instituto Marlim Azul, que apresentará a produção realizada nos projetos Animazul e Revelando os Brasis.

Apoio

O evento FestPaz – A Arte como expressão da Vida conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Cultura (Semc), Educação (Seme) e Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Serviço
FestPaz – A Arte como expressão da Vida
Quando: 28 de maio, domingo, das 16h às 21h30
Onde: praça Dom João Batista, em São Pedro I
Aberto ao público

Voltar ao topo da página