Notícias

Festival Gastronômico de Verão: conheça bares que vão ocupar quiosques

Publicada em 17/11/2017, às 16h56

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Assinatura Termo do Festival de Verão
Termo de cooperação técnica para a realização do Festival Gastronômico de Verão em Camburi foi assinado nesta sexta-feira
André Sobral
Assinatura Termo do Festival de Verão
Organizador do Festival Roda de Boteco, Raimundo Nonato, prometeu que o evento nos quiosques irá movimentar e atrair as famílias

A Prefeitura de Vitória e o Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares) assinaram, na tarde desta sexta-feira (17), o termo de cooperação técnica para a realização do Festival Gastronômico de Verão 2017/2018 nos quiosques 1 a 7 da praia de Camburi, no período de 1º de dezembro a 28 de fevereiro do próximo ano.

O Sindbares foi a entidade sem fins lucrativos que venceu o edital de chamamento público para fazer a gestão do festival. Pela proposta apresentada, os quiosques funcionarão com bares premiados no Festival Roda de Boteco, ofertando opções de pratos voltados para a culinária local, de botequim, brasileira e frutos do mar.

Bares e restaurantes

De Passagem, Regina Mares, Bar do João, Bar do Zito, Moqueca, Caranguejo do Assis e Mercearia Botequim são os estabelecimentos que ocuparão os quiosques durante o festival. Também haverá ações de entretenimento para fomentar o turismo e transformar a orla em ponto de encontro de capixabas e turistas.

"O grande objetivo para a realização do Festival Gastronômico de Verão na praia de Camburi é devolver, para a população e os turistas, os quiosques com gastronomia de qualidade, valorizando e potencializando o uso deste espaço na cidade", apontou o prefeito de Vitória em exercício, Sérgio Sá.

O presidente do Sindbates, Wilson Calil, considera fundamental para Vitória que Camburi volte a ter seus quiosques funcionando. "O mais importante é que, nesses locais, estarão atuando empresários experientes e competentes, oferecendo o melhor da nossa gastronomia. A realização do festival na principal praia da cidade com certeza irá torná-la mais atraente, tanto para os moradores quanto para os turistas que nos visitam".

Turismo

"Com o festival, queremos impulsionar o turismo aos finais de semana, aumentar o tempo médio de permanência do visitante na cidade, além de criar oportunidades de visibilidade da imagem turística e cultural, bem como fomentar a geração de renda", destacou o secretário de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Cardápios

Segundo o organizador do Festival Roda de Boteco, Raimundo Nonato, os bares esperam fazer um trabalho diferenciado na orla de Camburi para levar para a população entretenimento, boa gastronomia e cultura.
"Eles estão preparando cardápios especiais. Além disso, os pratos campeões do Roda de Boteco vão estar presentes durante todo o verão, e a família vai poder desfrutar do espaço tão importante que é para a cidade", enfatizou.

Manutenção

Os restaurantes que vão atuar no festival vão, já partir da próxima semana, instalar-se nos quiosques. Paralelamente, a Prefeitura iniciará os reparos e as correções necessárias nas partes hidrossanitária, elétrica e de vedação. "Vou me reunir com as secretarias envolvidas para fechar o trabalho que será realizado nos quiosques", afirmou o prefeito em exercício, Sérgio Sá.

Mesas e cadeiras na areia

A ocupação da areia da praia com mesas e cadeiras ficará a critério de cada bar ou restaurante, dependendo se a logística e o tipo de atividade deles têm uma relação direta com a finalidade. Não há uma obrigatoriedade em ter que fazer o usa da área.

Banheiros

Os estabelecimentos participantes do festival estão de acordo com a utilização dos banheiros da orla também por pessoas que não estivem frequentando os quiosques. Para a utilização, será cobrada uma tarifa. A proposta é que os bares contratem uma empresa para cuidar da limpeza dos banheiros.

André Sobral
Quiosque na Praia de Camburi
Quiosques funcionarão com bares premiados no Festival Roda de Boteco, ofertando opções de pratos voltados para a culinária local
Cloves Louzada
Festival Sabores da Curva da Jurema
Bares estão preparando cardápios especiais para os visitantes: festival acontece até o final de fevereiro

Voltar ao topo da página