Notícias
Festival de Linguagens Integradas: apresentações dos alunos emocionam público
Publicada em 18/08/2014, às 16h11
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Janaína Zambelli
Dança, música e teatro. Essas foram algumas das atividades que marcaram a abertura da 2ª edição do Festival de Linguagens Integradas, nesta segunda-feira (18), no Theatro Carlos Gomes, no Centro. Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) fizeram apresentações culturais e de ginástica rítmica e emocionaram o público presente.
"Este é um momento extremamente importante, uma vez que são evidenciadas as produções realizadas nas nossas unidades de ensino, envolvendo, especialmente, algumas linguagens que são colocadas nos conhecimentos escolares. Essas ações trazem dinamismo para o trabalho pedagógico à medida que teatro, dança, esporte, cinema e música são incluídos dentro desse contexto. Essas atividades trazem elementos que mexem com a capacidade criativa e inovadora na realidade dos estudantes", declarou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Entre os pais, diretores e alunos presentes, o clima era de emoção e orgulho. "Eu fiquei muito emocionada com o trabalho realizado hoje no Carlos Gomes. Sou mãe das gêmeas Alicia e Alexia, de 9 anos, e acompanhei toda a dedicação e a disciplina delas ao longo do projeto. Elas ensaiavam das 7 às 11 horas e ainda praticavam em casa. Além disso, pudemos assistir às apresentações de outras escolas", relatou a mãe Lorena Souza Gariolli Layber.
"Voltar com os Festivais de Linguagem é muito gratificante para nós, diretores. A importância de eventos como este é enorme, uma vez que integramos diversas atividades culturais, como música, cinema e esporte. Poder realizar essas apresentações no Carlos Gomes é emocionante, já que os alunos dedicaram grande parte do tempo ensaiando e aprendendo cada uma das atividades", afirmou o diretor da Emef Maria José Costa Moraes, José Honor de Brito Neto.
Ensaios
O comprometimento e a disciplina por parte dos estudantes foram fundamentais para a realização do evento. Para fazer bonito no paldo, os adolescentes dedicavam pelo menos três horas do dia para os ensaios. Em alguns casos, além do treino na escola, os alunos treinavam em casa também.
"Eu era uma criança com bastante energia, então minha mãe decidiu me colocar na ginástica rítmica quando tinha 5 anos. Hoje em dia, com 13, posso dizer que sou apaixonada pelo esporte. Foi muito legal poder me apresentar neste festival e compartilhar um pouco do que sei para os espectadores aqui presentes. As horas de ensaio valeram a pena", contou a estudante e ginasta Natália Cerqueira.
Os Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi) também integram a programação do Festival de Linguagens Integradas, que vão até o dia 31 de outubro e seguem a diretriz do programa Educação Ampliada da Prefeitura de Vitória.