Notícias

'Fala Jovem' ouve juventudes do CRJ e Circuito cultural

Publicada em 20/04/2017, às 16h56

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Espaço Fala Jovem
Programa "Fala Jovem: a Cidade é Nossa" está percorrendo vários espaços da capital para ouvir as demandas das juventudes
Divulgação Semcid
Espaço Fala Jovem
Iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil, formulando projetos e iniciativas que correspondam às necessidades dessa faixa etária

Os jovens atendidos no Centro de Referência da Juventude (CRJ) e Espaço Multiuso Circuito Cultural, em São Pedro, tiveram a oportunidade de contribuir para a formação de políticas públicas para as juventudes. A iniciativa faz parte do programa "Fala Jovem: a Cidade é Nossa", desenvolvido pela Prefeitura de Vitória.

O encontro, que aconteceu no CRJ, contou com a presença de diversos coletivos de jovens, das secretárias de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, e Assistência Social, Iohana Kroehling, além de técnicos de outras secretarias.

De passagem por Vitória, o coordenador do Programa Identidade Jovem da Secretaria Nacional de Juventude, Pablo Valente, aproveitou para conferir de perto o debate sobre as propostas apresentadas para ampliar e melhorar os serviços para os moradores de 14 a 29 anos da capital. Para ele, saber que a Prefeitura está disposta a ouvir os jovens, com a presença de secretárias e técnicos, é uma iniciativa aprovada.

"É uma oportunidade para agregar e contribuir para a construção de políticas públicas que atendam, de fato, as juventudes. Parabéns pela iniciativa e coragem de realizar essa escuta", disse.

Circuito

Jovens que frequentam as oficinas do Espaço Multiuso Circuito Cultural também participaram da roda de conversas do programa "Fala Jovem: a Cidade é Nossa". Durante o encontro, eles puderam expor suas demandas e necessidades. O material será incluído no estudo que a Prefeitura fará para a criação de políticas públicas voltadas para as juventudes de Vitória.

Além dos alunos das oficinas de danças urbanas, capoeira, violão, artesanato e balé, estiveram no encontro o secretário de Cultura, Francisco Grijó, e o subsecretário de Esportes, Gustavo de Biase.

No encontro, a coordenadora de Políticas para a Juventude, Aline Passos de Oliveira, fez uma apresentação dos equipamentos que a Prefeitura tem para atender os jovens da capital, como Núcleo Afro Odomodê, Casa da Juventude, Centro de Referência da Juventude (CRJ), ProJovem Adolescente e Circuito Cultural.

Oportunidades

Ela lembrou que as juventudes buscam oportunidades, e a ideia do programa é justamente ouvi-las para dar o encaminhamento para o que precisa ser criado, ampliado ou melhorado. "Nós viemos aqui ouvir os jovens. Esse encontro no Circuito acontece porque queremos ir aonde os jovens estão e escutar o que eles têm a dizer. Colocá-los como protagonistas das políticas públicas que a Prefeitura promove", explicou.

Aline lembrou ainda que, além das reuniões nos equipamentos que atendem as juventudes, há ainda outros encontros em todas as regiões do município. "Quanto maior a participação, melhor será o resultado deste trabalho", disse.

Diálogo

Aluno do Circuito Cultural, Dayvison Vasconcelos aprovou a iniciativa. "Eu nunca tive essa oportunidade de falar. É uma forma de conseguir as políticas públicas que queremos. Por isso deixei de fazer as coisas que eu tinha para fazer e vim aqui".

Projeto

Ouvir as juventudes para criar políticas públicas voltadas para esse público é o principal objetivo do "Fala, Jovem: a Cidade é Nossa". A iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil, formulando projetos e iniciativas que correspondam às necessidades dessa faixa etária.

Além da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), o Fala Jovem envolve ainda as secretarias de Educação (Seme), Cultura (Semc), Assistência Social (Semas), de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Saúde (Semus), Esportes e Lazer (Semesp) e Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).

Próximos encontros

Dia 26
Horário: 18h30 às 21h
Local: auditório da Emef Éber Louzada

Dia 4 de maio
Horário: 18h30 às 21h
Local: auditório da Emef Elzira Vivacqua

Dia 10 de maio
Horário: 18h30 às 21h
Local: auditório da Emef Francisco Lacerda de Aguiar

Dia 30 de maio
Horário: 18h30 às 21h
Local: auditório Alexandre Martins de Castro Filho (Casa do Cidadão)


Voltar ao topo da página