Notícias

Faixas iluminadas levam mais segurança para travessia dos pedestres

Publicada em 08/06/2018, às 17h01

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Faixa de pedestres iluminada em frente à Escola da Vida
Faixa iluminada emite sinais de som e luz para uma travessia mais segura dos pedestres na rodovia Serafim Derenzi
Leonardo Silveira
Faixa iluminada
Avenida Marechal Campos também vai ganhar uma faixa iluminada

Três importantes pontos na rodovia Serafim Derenzi, na Grande São Pedro, estão mais seguros para travessia a partir de um sistema de sinalização especial de faixa de pedestres, a faixa iluminada, que é pintada na cor verde.

A sinalização luminosa já está funcionando em frente à Escola da Vida, em São Pedro; em Resistência, na altura da "Curva da Morte"; e em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, em Redenção.

Outras duas faixas iluminadas deverão estar instaladas até o final de junho na avenida Marechal Campos (na altura do supermercado Epa) e na avenida Rio Branco (na altura da academia Vitória Sports).

Alerta

As faixas servem de alerta durante o dia e, principalmente, à noite aos pedestres e aos condutores para avisar que pessoas atravessam a via. A tinta utilizada é antiderrapante.

A cor verde serve para fazer a identificação aos motoristas, já que é uma novidade no município. Os equipamentos emitem um alerta sonoro para o pedestre, que pode acionar o sistema por meio de um botão, e um sinal iluminado para o condutor.

Alerta

O sistema é alimentado por painéis solares conectados entre si por sinal wireless. O tempo de funcionamento é programável, e há mensagem de voz personalizada para alertar quem utiliza as faixas. 

Ele funciona por meio de barras de LED de alta luminosidade que piscam intensamente na cor amarela durante a travessia do pedestre e é acionado por botoeira.

Atropelamentos

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, o sistema é eficiente e ainda preserva o meio ambiente.

Ele explicou que as faixas minimizam a quantidade de acidentes e atropelamentos pois melhoram a percepção dos motoristas numa distância de 300 metros. "Há redução comprovada e significativa nos acidentes por atropelamento onde instaladas. O efeito sobre o comportamento do condutor passa a ser bem mais persistente", destacou Tyago.

Segundo pesquisas de órgãos oficiais de trânsito, os atropelamentos de pedestres representam cerca de 30% dos acidentes com morte, boa parte em faixas de pedestres.


Voltar ao topo da página