Notícias

Estudantes participam de oficinas de Direitos Humanos na Casa do Cidadão

Publicada em 10/11/2017, às 17h40

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Estudantes da Emef Mauro Braga participaram de atividades na Casa do Cidadão

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, da região de Santo Antônio, participaram, nesta sexta-feira (10), da 18ª edição do projeto Cidadania Fundamental. Durante a visita, os alunos puderam conhecer os serviços oferecidos no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

Além de terem a oportunidade de tirar documentos, a turma do 9º ano participou de oficinas e assistiu a peças de teatro com temas como racismo, homofobia e bullying no ambiente escolar.

"Nas oficinas, eles têm a possibilidade de se aprofundar em assuntos que muitas vezes são tabus dentro de casa", destacou o gerente de Políticas de Direitos Humanos, Dario Coelho.

Ainda segundo Dario, o projeto garante o empoderamento por meio dos serviços oferecidos na Casa do Cidadão e permite que os estudantes tenham acesso a informações que não integram a grade curricular das aulas da educação formal.

"Esse é um projeto de grande relevância porque leva conhecimento das pautas dos Direitos Humanos. Todos os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino passam por esse trabalho, que irá rende bons frutos", disse.

Saiba mais

Proporcionar conhecimentos acerca das temáticas de Direitos Humanos e estimular o exercício da cidadania, facilitando o acesso à documentação civil básica de todos os estudantes matriculados na 8ª série (9º ano) da rede pública municipal de ensino de Vitória. Esses são os objetivos do Cidadania Fundamental.

Seguindo o cronograma de cada região, as escolas levam seus alunos até a Casa do Cidadão, onde eles participam de oficinas de educação em direitos humanos, educação ambiental, educação para o trânsito e para o consumo consciente e sustentável, violência doméstica e contra a mulher, sexualidade e diversidade sexual.

Com relação à documentação civil básica, são emitidos Carteiras de Identidade e CPF, independente da idade do estudante, e Carteira de Trabalho para maiores de 14 anos. 


Voltar ao topo da página