Notícias

Estudantes da EJA visitam Rádio Tropical e Sesc Glória nesta quinta

Publicada em 04/10/2018, às 16h32 | Atualizada em 04/10/2018, às 16h55

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
EJA
Estudantes da EJA da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira participam semanalmente de oficinas de oratória
Divulgação Seme
EJA
Alunos da EJA visitam diferentes espaços para melhorar o processo de aprendizagem

Ultrapassar as fronteiras das salas de aula é uma questão fundamental para o processo de aprendizagem e absorção de conhecimento. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivenciam essa prática semanalmente, e esta quinta-feira (4) é dia de uma programação especial.

Acompanhados da equipe de profissionais e educadores da EJA, os estudantes farão uma visita, às 18h30, à Rádio Tropical para conhecer a produção e o estúdio e ter um bate-papo com o radialista Antário Neto. Em seguida, irão até o Teatro Sesc Glória assistir ao espetáculo teatral "Uma viagem no tempo", do Grupo Rerigtiba de Teatro.

"Atividades como essa oportunizam uma vivência importante para os alunos, em um momento de aprendizagem com profissionais e artistas que utilizam a arte da oratória para entreter, informar e persuadir um grande público", comentou o professor de Língua Portuguesa e assessor pedagógico da Seme, Fábio Mota.

Oratória em foco

Oficinas de oratória são propostas semanalmente aos estudantes da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira. Todas as quintas-feiras, eles participam da atividade, que aborda declamação de poesias, a arte de cantar, rodas de conversa, entrevistas e contação de histórias, buscando o fortalecimento do protagonismo desses estudantes.

A atividade surgiu porque muitos estudantes se apresentavam tímidos nos momentos de diálogos em sala de aula e no ambiente escolar.

"Daí a importância de garantir e estimular o direito de falar e de se expressar dentro do processo educativo voltado para a emancipação do aluno. A oficina objetiva a leitura de textos com fluência e entonação e construção de leitura compartilhada e coletiva, com expressão de opinião e relato de fatos, que são objetivos do eixo Leitura das Diretrizes Curriculares", explicou Fábio.

Mercado de trabalho

Para o aluno Edvaldo Conceição de Jesus e a aluna Euzilene Justino Reis, essa atividade é fundamental pois, segundo eles, "a pessoa que sabe se expressar bem, certamente, tem mais condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho e se comunicar de maneira correta".


Voltar ao topo da página