Notícias

Estudante de Vitória vai à Tailândia para Olimpíada Internacional de Matemática

Publicada em 28/03/2024, às 12h20

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Carlos Antolini
Estudante de Vitória vai à Tailândia para Olimpíada Internacional de Matemática
Lucca Volnei em conversa com o prefeito Lorenzo Pazolini e a secretária Juliana Rhosner. (ampliar)

Protagonismo estudantil e uma história inspiradora marcam a trajetória de Lucca Volnei, de 12 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, localizada em Jardim da Penha. No próximo mês de abril, Lucca embarcará em uma jornada incrível: a participação na etapa global da Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (Timo).

O custo da viagem internacional contrastava com a grande vontade do estudante de continuar sua jornada de protagonismo estudantil. Consciente disso, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), entrou em ação para viabilizar os recursos necessários para que o estudante participe de mais uma etapa da olimpíada.

Lucca, junto com seus pais, Waleska Medina e Diego Padilha, recebeu a notícia com muita alegria diretamente do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e da secretária de Educação, Juliana Rohsner, em um encontro marcante realizado na manhã desta quarta-feira (27), no salão nobre do palácio municipal. Também estiveram presentes o diretor presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, e o diretor da Emef Álvaro de Castro Mattos, Paulo Rodrigues.

Carlos Antolini
Estudante de Vitória vai à Tailândia para Olimpíada Internacional de Matemática
O estudante, junto com seus pais, Waleska Medina e Diego Padilha, recebeu a notícia com muita alegria. (ampliar)

"Estamos felizes em poder ajudar o Lucca nessa jornada incrível que ele vem construindo, junto de seus pais. Esse é o melhor cenário possível, em que temos a família atuando e participando junto à escola, aos profissionais da educação. O poder público tem o dever de garantir as condições para que a educação de qualidade aconteça, mas a família tem um papel importantíssimo de incentivo, de garantir a tranquilidade para o estudante atingir todo seu potencial. Parabéns Lucca, tenho certeza que esse é apenas o começo de uma grande trajetória", disse o prefeito.

O estudante demonstrou muita empolgação ao receber a notícia de que poderá viajar para realizar a olimpíada. Ele agradeceu ao prefeito, à secretária de Educação e ao diretor presidente da Fucape, que viabilizou os recursos para que seu pai o acompanhe na viagem, que terá uma duração de seis dias, com início em 22 de abril.

"Muito obrigado a todos vocês. Eu acho que vai ser uma experiência incrível e única, conhecer uma nova cultura, novas pessoas. Acho que vou aprender bastante. Espero também inspirar outros colegas a participarem de olimpíadas estudantis", celebrou o estudante, que adora matemática e literatura e também foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) do ano passado.

Carlos Antolini
Estudante de Vitória vai à Tailândia para Olimpíada Internacional de Matemática
O diretor presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, também parabenizou o estudante e falou com entusiasmo sobre a educação. (ampliar)

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou com muita alegria sobre a jornada de protagonismo que Lucca vem construindo junto com sua família. "Lucca faz parte do projeto de altas habilidades e é um estudante muito querido na escola pelos colegas e pelos profissionais da educação. Isso é muito importante porque inspira outros estudantes. Parabéns, Lucca, por tudo o que você vem construindo, tenho certeza de que você trará cada vez mais orgulho para seus pais e para nossa cidade. Ver sua família vibrante, participativa, incentivando, também nos enche de orgulho e alegria. É muito satisfatório fazer parte desta conquista", disse.

Satisfação

Os pais de Lucca também expressaram palavras de gratidão e demonstraram entusiasmo por mais essa jornada que o estudante irá vivenciar. "A palavra é gratidão. Muito obrigado. Sou defensora da escola pública, da educação de qualidade de Vitória", disse a mãe, Waleska Medina. "Estamos muito orgulhosos e felizes por tudo o que ele tem conquistado", disse Diego Medina, pai de Lucca.

O diretor presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, também parabenizou o estudante e falou com entusiasmo sobre a educação. "Gostaria de parabenizar o estudante e dizer que acreditamos na educação, e estamos à disposição para apoiar essa grande trajetória que ele vem construindo", frisou.


Voltar ao topo da página