Notícias

Estagiários da Semc participam de curso de qualificação para mediadores

Publicada em 25/05/2017, às 15h13

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Formação de Qualificação de Mediadores da Semc
Coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra (à esquerda) e arte-educadora Franquilandia Raft (blusa vermelha e calça preta) fazem visitas com estagiários
Divulgação Semc
Formação de Qualificação de Mediadores da Semc
Curso teve início com uma visita ao Palácio Anchieta, no Centro Histórico

Com a proposta de tornar a experiência de visitação aos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) ainda mais produtiva e informativa para munícipes e turistas, começou no último dia 20 de maio, com uma visita ao Palácio Anchieta, no Centro Histórico, o curso de qualificação de Mediadores para Atendimento ao Público, proposta que faz parte do Programa de Formação de Mediadores Culturais.

O curso teórico-prático prevê uma série de visitas dos estagiários da Casa Porto das Artes Plásticas, do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) e do Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel Passos Lyrio" (Museu do Pescador) a vários espaços culturais públicos e privados da Grande Vitória, para observação em campo e troca de experiências com os educadores de diversos locais.

"As variadas formas de acolhimento, recepção e atendimento desses equipamentos trazem aos mediadores a oportunidade de experimentar a sensação de ‘ser o público’ e ‘receber mediação em grupo’, dando a dimensão exata da função que exercem ao receber visitantes nos equipamentos em que atuam", disse a arte-educadora Franquilandia Raft, responsável pelo curso.

Espaços

Na lista de espaços a serem visitados, estão, entre outros, o Centro Cultural Sesc Glória, Galeria de Arte Espaço Universitário – Ufes, Museu Vale, Museu Solar Monjardim e Oá Galeria. "Considero fundamental o mediador cultural conhecer outras realidades e formas de receber o público. É uma forma de atualizá-los e mantê-los em rede, conectados com os demais equipamentos culturais que nos cercam e com os profissionais em atuação na área".

Para Isabela Beraldi, estagiária da Casa Porto, o curso é uma oportunidade de entendimento da real função de um mediador. "O programa de Formação de Mediadores vem como a proposta de um estudo, uma coleta de repertório, por assim dizer, das diferentes maneiras que os vários espaços expositivos da cidade de Vitória encontraram para desempenho dessa função. A finalidade basilar é de que, após contato com tantas formas e posturas diferentes, possamos amadurecer o nosso próprio posicionamento quanto a essa prática".

Grupo de estudos

Além das visitas, a formação inclui um grupo de estudos de longa duração que irá debater e pensar outras formas possíveis de acolher e atender diferentes tipos de público; a atualização de postura, conceitos e vocabulário das equipes de acordo com as práticas contemporâneas; e a proposição de atividades que envolvam estudantes e educadores em vivências pedagógicas durante as visitas aos equipamentos culturais.

"A proposta é mesclar teoria e prática, buscando na bibliografia relacionada à educação em museus compreender o papel do mediador na sensibilização do público para fruição da arte", finalizou Franquilandia Raf.


Voltar ao topo da página