Notícias

Escola de Jardim Camburi realiza gincana no clima da Copa do Mundo

Publicada em 11/06/2018, às 12h39

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Secretaria de Educação/Divulgação
Desfile das equipes na Copa EVS 2018
Alunos da Emef Elzira Vivácqua participaram da solenidade de abertura da gincana
Secretaria de Educação/Divulgação
Desfile das equipes na Copa EVS 2018
Estudantes fizeram um desfile no entorno da unidade de ensino para marcar a abertura da competição

A Copa do Mundo da Rússia começa nesta semana, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, já entrou no clima do principal torneio mundial de futebol. Está começando na unidade uma gincana entre equipes formadas por estudantes, cada uma representando um continente. É a "Copa EVS 2018". 

A ideia do projeto é trabalhar a Copa do Mundo com os alunos em todas as disciplinas, por meio de jogos, vivência de conhecimentos, habilidades e expressões culturais da humanidade, durante todo o ano letivo.

A etapa de jogos, que começa nesta terça (12), vai durar duas semanas. Segundo a diretora da Emef, Dalva Regina Azeredo Gama, esse projeto acontece na escola desde a Copa de 2006 e já se tornou institucional. A cada quatro anos, a unidade de ensino se apropria deste grande evento internacional engajando toda a comunidade escolar.

Competições

As turmas são divididas em equipes, cada um representando um dos cinco continentes, que vão participar de variadas competições. Na última semana, aconteceu a abertura do evento, com desfiles das equipes na escola e no seu entorno e apresentação artística e cultural.

Durante os desfiles, houve apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento contou com apoio da Guarda Municipal e participação da equipe da Emef, comunidade escolar, professores aposentados da escola, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e até mesmo de outra instituição escolar.

Jogos

Haverá disputa de chute a gol, futsal, dedobol, nas categorias feminino e masculino, e jogos cooperativos, que incluem boliche de perguntas com o tema "Copa", embaixadinha, bocha com os pés, entre outras modalidades.

Além disso,as características dos países que participam da Copa são também tratadas pelos professores em sala de aula.

Objetivos

Entre os objetivos do projeto, estão estimular o espírito de equipe, a criatividade e o respeito entre os participantes; propiciar divertimento e descontração por meio de vivências corporais; garantir a ampliação cultural, identificando a arte, a localização geográfica, o folclore e as línguas oficiais dos países participantes da Copa, situando-os no tempo e no contexto sociocultural; criar laços entre as pessoas; e valorizar a prática do esporte.


Voltar ao topo da página