Notícias

Equipes de saúde visitam 6,7 mil pessoas para monitorar vacina da febre amarela

Publicada em 17/05/2017, às 17h50 | Atualizada em 18/05/2017, às 14h11

Por Maria Angela Siqueira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Nilzete - Profissional da Saúde
Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando o monitoramento da cobertura vacinal contra a febre amarela em Vitória

As equipes de Enfermagem das 29 unidades de saúde de Vitória estão realizando, nesta semana, o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) da vacina contra a febre amarela em 134 pontos da capital, abrangendo todas as seis regiões de saúde do município. A estimativa é visitar 6,7 mil pessoas.

Desde o início do ano, mais de 324 mil pessoas já foram imunizadas em Vitória. Moradores que não vacinaram poderão ser imunizados na mesma hora pelo técnico vacinador. No caso de idosos acima de 60 anos, a equipe fará o encaminhamento para consulta na unidade de saúde de referência do morador para avaliação médica e obtenção do laudo para a vacina.

A coordenadora do Programa de Imunização de Vitória, Rúbia Bonela, explica que o monitoramento é preconizado pelo Ministério da Saúde e é realizado após campanhas de grande importância epidemiológica, como a da febre amarela.

Equipe

A ação é desenvolvida pela equipe de Enfermagem das unidades de saúde, com apoio dos agentes comunitários de saúde, nos territórios com cobertura da Saúde da Família, e dos agentes de endemias nas unidades que não contam com agentes de saúde, como é o caso da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

"Essas equipes estão desde segunda-feira (15) percorrendo as residências de vários bairros para verificação dos cartões de vacina com objetivo de realizar o Monitoramento Rápido de Cobertura para a vacina de febre amarela, identificando se existem pessoas que ainda não receberam a vacina. São 134 pontos de monitoramento em Vitória. Se não for concluído até sexta-feira (19), vai avançar para a próxima semana", disse.

Validação

O monitoramento é importante para validar a cobertura vacinal. Se a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identificar nesses locais muitas pessoas sem a vacina, a equipe da Vigilância Epidemiológica traçará, junto com as unidades de saúde, a melhor estratégia para ampliar essa cobertura.


Voltar ao topo da página