Notícias

Equipe da Escola de Ciência, Biologia e História tem formação em Mata Atlântica

Publicada em 04/10/2018, às 13h48

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Divulgação Semmam
Formação sobre Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande
Formação permitirá que participantes façam trilhas no Parque da Fonte Grande

Monitores e equipe de coordenação da Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH), localizada no bairro Mário Cypreste, participam nesta sexta-feira (5), das 13 às 17 horas, da formação "A Mata Atlântica no Maciço Central de Vitória", que será ministrada pelos educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande.

A formação é o resultado de uma parceria entre o CEA e a ECBH, que possui uma diversidade de recursos didáticos sobre Vitória, como uma maquete do Maciço Central da capital e a representação de cenários de ambientes da Mata Atlântica.

Através da atividade, os participantes poderão, em campo, ter o contato com o espaço do Parque da Fonte Grande e potencializar as atividades realizadas na escola.

A programação inclui: realização de dinâmicas; interpretação ambiental nas trilhas do Parque da Fonte Grande; e observação da fauna e da flora da Mata Atlântica e das funções ambientais que a floresta desempenha, destacando a proteção das encostas do Maciço Central de Vitória e a contribuição com conforto térmico, amenizando situações de calor extremo.

Divulgação Semmam
Formação sobre Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande
Alunos também poderão contemplar a paisagem nas visitas aos mirantes do parque

Trilhas

Eles também farão a trilha da Pedra da Batata, com visita ao Mirante do Sumaré, onde será realizada a "Interpretação da Paisagem da Grande Vitória", destacando a ocupação do território na expansão urbana que abrange os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra, assim como a observação da foz dos rios Bubu, Itanguá, Marinho e Jucú, além do canal da baía de Vitória.

Já na trilha do Caracol, será possível conhecer uma das nascentes do Córrego Fradinhos. No Mirante da Cidade, o destaque ficará para a foz dos rios Santa Maria da Vitória e Aribiri e as comunidades abaixo da floresta nas encostas do Maciço Central de Vitória.

Proteção ambiental

"A formação faz parte das atividades previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEA do Parque da Fonte Grande, com a realização de ações formativas em Educação Ambiental, o que potencializa a disseminação de agentes multiplicadores dos ideais, ações e valores relacionados à proteção ambiental e à conservação da natureza", disse o educador ambiental Wilson de Souza.

"Parcerias educacionais são boas para todos. Nossa Gerência de Educação Ambiental está trabalhando firme junto a várias comunidades e levando as formações ambientais para diversos bairros e escolas. Educar será sempre o nosso principal foco", destacou os secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página