Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Educação promove formação continuada para diretores das escolas municipais

Publicada em 07/11/2018, às 13h55

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Formação de diretores

Gestores escolares da rede municipal participaram de formação continuada no auditório da Seme (Ampliar imagem)

Formação de diretores

"O intuito é prepará-los para atuar de forma preparada e com responsabilidade em cada desafio que surge", disse a secretária Adriana Sperandio (Ampliar imagem)

Diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram de uma formação continuada da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na tarde desta última terça-feira (6), no auditório Angelica Lírio Cupertino, na Seme. 

A formação de gestores escolares atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Plano Municipal de Educação de Vitória, que estabelece que o município deve garantir a capacitação continuada dos profissionais do Magistério.

O objetivo é qualificar os diretores na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade socialmente referenciada.

Gestão escolar

"A agenda com momentos formativos é extremamente necessária. Aqui, o gestor tem a oportunidade de aprender e compartilhar ações que podem melhorar cada vez mais o bom funcionamento das unidades escolares. O nosso intuito é prepará-los para atuar de forma preparada e com responsabilidade em cada desafio que surge no desempenho da função", pontuou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"A formação continuada é um importante elemento de fortalecimento das práticas de gestão nas unidades de ensino, à medida que proporciona o aprofundamento de estudos e a troca de experiências e conhecimentos sobre a gestão da escola pública e dos processos. Assim, o profissional assume um papel participativo na busca por uma escola inclusiva, plural e democrática", acrescentou a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira.

"A formação é uma atitude acertada em vários pontos. Qualifica o exercício de uma gestão democrática nas escolas, fortalece o coletivo de diretores e também promove o exercício educativo de uma gestão democrática. Considero que Vitória sempre foi referência nessa pauta", disse a diretora da Emef EJA Professor Admardo Serafim de oliveira, Kleynayber Jesus.

Palestra

O evento contou com palestra sobre gestão escolar com a professora Terezinha Schuchter, que falou sobre processo de gestão democrática, elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e experiências na área da Educação.

Módulos de estudo

O processo de formação de gestores escolares será desenvolvido no período de 2018 a 2020, na modalidade semipresencial. Serão ofertados três módulos, com oito temáticas relacionadas à gestão escolar.

Cada módulo será composto por encontros presenciais e atividades propostas no ambiente virtual VixEduca. O monitoramento das ações e seus impactos diretos no cotidiano escolar serão verificados por meio de assessorias e acompanhamento nas unidades de ensino. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site