Notícias

Dia D de Práticas Integrativas e Complementares chama atenção em Camburi

Publicada em 17/06/2019, às 13h24

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação na Praia de Camburi PICS
Reiki foi uma das atividades oferecidas no Dia D das PIC´s
André Sobral
Ação na Praia de Camburi PICS
Paulo Henrique de Oliveira fez auriculoterapia pela primeira vez

Auriculoterapia, reiki, fitoterapia, hortas urbanas em vasos, apartamentos e casas, orientação sobre alimentos saudáveis e orgânicos, ioga, dança circular e Tai Chi Chuan. Essas foram algumas das Práticas Integrativas e Complementares (PIC's) oferecidas na manhã deste último domingo (16) na orla de Camburi.

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o Dia D das PIC´s chamou a atenção de quem passava pelo calçadão sobre os benefícios dessas práticas.

"A principal importância do evento foi divulgar o que está sendo feito na rede municipal. Lá, estimulamos os pacientes a fazer caminhada, ioga e meditação. As práticas podem fortalecer o cuidado com o equilíbrio do organismo e a prevenção de doenças crônicas", afirmou a coordenadora do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Vitória, a médica homeopata Henriqueta do Sacramento.

Aprovação

Lorena Coelho Teixeira veio de São Mateus fazer um curso em Vitória e participou da ação. "Esse evento me chamou muito a atenção. Passei por todas as tendas e aprendi um pouquinho de cada coisa. Ainda estou levando uma mudinha para casa", disse.

Auriculoterapia

"Eu não conhecia a técnica. Perguntei aqui sobre os benefícios da auriculoterapia. Sou muito ansioso e quero ver os resultados no meu dia a dia. Não sabia que esse tratamento era oferecido nas unidades de saúde de Vitória", apontou Paulo Henrique de Oliveira, que fez pela primeira vez a auriculoterapia.

PIC´s

A inclusão das PIC´s nas ações de estratégias de atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui e saiba mais informações sobre as práticas desenvolvidas na rede municipal de saúde.

André Sobral
Ação na Praia de Camburi PICS
André Sobral
Ação na Praia de Camburi PICS

Voltar ao topo da página