Notícias

Dendrocirurgia: ação que salva árvores em Vitória

Publicada em 26/09/2018, às 15h38 | Atualizada em 26/09/2018, às 15h39

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
dendrocirurgia
Árvore na rua Joaquim Lírio, na Praia da Canto, está passando pelo processo de dendrocirurgia

Além dos trabalhos de paisagismo, poda e plantio de árvores e jardinagem, a Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, em condições especiais, um serviço fitossanitário que pode salvar uma árvore quando ela é atacada por fungos, cupins ou algo semelhante.

A ação realizada nesse caso é a dendrocirurgia, que é uma técnica que objetiva a recuperação de árvores através da eliminação de tecidos necrosados (destruídos por fungos ou parasitas), especialmente na região do tronco, com a posterior desinfecção através do uso de fungicidas.

Como é o processo

As cavidades resultantes após a limpeza total e a retirada de micro-organismos, se amplas e profundas, são preenchidas com uma espécie de "espuma expandida", que, após umedecida com água, expande-se dentro da árvore, preenchendo a cavidade. Em seguida, ela é coberta com uma capa de material de alvenaria, especialmente cimento, visando criar uma cobertura que erradica a progressão da necrose, cicatrizando a lesão.

Divulgação Semmam
dendrocirurgia
Três fases da execução do serviço: limpeza, fechamento e cobertura com cimento

"Essa é uma das últimas alternativas para tentar salvar uma espécie antes de uma decisão radical de extração. São feitos os serviços de limpeza com fungicida, eliminando os micro-organismos e fungos, protegendo a parte afetada, preenchimento interno com espuma expansiva e, ao final, uma fina cobertura de cimento para fechar o local. Com o tempo, a própria espécie se encarregará de cobrir o cimento com uma espécie de casca", destacou o engenheiro agrônomo Robson Rangel Freire, que atua na Gerência de Áreas Verdes da Semmam.

Acompanhamento

O secretário de Meio Ambiente em exercício, Ademir Barbosa Filho, destacou que esse procedimento é feito em raros momentos, pois as espécies que são plantadas em Vitória são acompanhadas periodicamente por técnicos da Semmam e os fungos, cupins e outros males que podem afetar a árvore são atacados assim que são constatados.

"O trabalho realizado atualmente faz um serviço preventivo e não chega a esse ponto. A dendrocirurgia é feita em raríssimas situações e, quando necessário, é em espécies mais antigas, em que foram esgotadas todas as outras alternativas de recuperação", explicou Ademir.


Voltar ao topo da página