Notícias
Crianças vestidas de anjos iniciam ações do Maio Amarelo em Vitória
Publicada em 03/05/2017, às 18h13
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Para dar início às ações educativas da campanha Maio Amarelo deste ano, a Prefeitura de Vitória contou com um reforço especial: anjos da guarda. Na manhã desta quarta-feira (3), crianças de Jardim Camburi se fantasiaram de anjos e, junto com agentes de trânsito da Guarda Municipal, abordaram pedestres que atravessavam a via fora da faixa nas ruas do bairro.
O objetivo era chamar a atenção das pessoas sobre a importância da faixa, principalmente porque o pedestre é a parte mais frágil no trânsito. Uma das pessoas abordadas pelas crianças foi o consultor de saúde Josemar Dias Rezende, de 54 anos. "Eu nem percebi que atravessei fora da faixa. É que, às vezes, estamos com pressa e paramos de prestar atenção".
Os motoristas também foram abordados pelos pequenos, que deram os "parabéns" pelo uso do cinto de segurança e por parar para os pedestres na faixa. "Achei muito boa a ação. Com essas crianças lindas, só podemos nos sentir melhores depois", afirmou Luana Higino, 29, moradora da Serra.
A gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai Zaganelli, explica que essa é uma das ações que a Prefeitura preparou para o decorrer do mês. "Faremos ações com vários públicos e em diferentes situações, tentando alcançar o máximo de pessoas. Queremos fazer as pessoas entenderem que são nossas atitudes que farão do nosso trânsito um lugar mais seguro para todos".
Conscientização
Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a educação é importante nesse processo. "Educação também é repetição. Por isso, todos os anos, a Prefeitura de Vitória apoia o Maio Amarelo. Trânsito é um pacto de boa vizinhança, de educação e de civilidade. O Maio Amarelo é esse movimento de conscientização por um trânsito de paz, onde os ciclistas e pedestres sejam respeitados, onde os motoristas respeitem as regras de trânsito. O Maio Amarelo também tem como objetivo fazer as pessoas lembrarem que precisam ter civilidade no trânsito o ano inteiro".
Para o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Oberacy Emmerich Junior, essa é uma boa oportunidade para as pessoas refletirem sobre suas atitudes no trânsito. "Morrem tantas pessoas no trânsito do Brasil quanto em guerras civis em alguns países do mundo. E para evitar isso, apenas ter conhecimento das regras de trânsito não basta, é preciso atitude, é preciso obedecer às regras. Apenas atitudes tornarão o trânsito mais humano e seguro".
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheiras, lembra-se da importância dos agentes de trânsito para garantir um trânsito mais seguro. "O espaço de humanização também precisa de limites. E a presença do agente de trânsito é importante para garantir a segurança de todas as pessoas, até mesmo de quem não quer obedecer às regras de trânsito".