Notícias

Crianças de Cmei de Tabuazeiro fazem brinquedos reciclados e se divertem

Publicada em 04/12/2018, às 17h17

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Brinquedos no Cmei Jacy
Alunos do Cmei Jacy Alves Fraga promoveram uma exposição com brinquedos reciclados produzidos por eles mesmos
Divulgação Seme
Brinquedos no Cmei Jacy
Atividade teve o objetivo de relembrar brincadeiras antigas e ainda promover a conscientização ambiental

Através do projeto "Brinquedos e Brincadeiras", os pequenos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, desenvolveram, junto com suas famílias, brinquedos reciclados que agora são utilizados pelas próprias crianças nos espaços da unidade.

Tudo começou no início do ano letivo, por meio de um trabalho de pesquisa sobre brincadeiras antigas. Através de vídeos na internet apresentados também por crianças, a atividade se tornou ainda mais atrativa.

A partir daí, as educadoras promoveram a vivência desse universo, estimulando os pequeninos a brincar de pula-corda, bambolê, amarelinha e elástico. As famílias também foram envolvidas.

Diversão em família

Cada criança levava para casa um brinquedo por vez e trazia no outro dia o relato da família e um registro, que poderia ser desenho ou foto, explicando como foi a brincadeira em casa. As professoras perceberam que a maioria das famílias se interessou pela iniciativa e participou com as crianças.

Brincadeira sustentável

Foi então que a equipe escolar realizou com as crianças uma nova pesquisa para saber quais brinquedos poderiam ser feitos a partir de sucatas limpas e materiais recicláveis.

Novamente, a internet foi utilizada como ferramenta de pesquisa, sendo pedido a cada criança que produzisse, com o auxílio da família, um brinquedo para ser utilizado por eles nos momentos de pátio.

Durante as aulas, também foram confeccionadas algumas peças com materiais trazidos pelos alunos. O resultado foi uma exposição de brinquedos reciclados.


Voltar ao topo da página