Notícias
Corujinha Edwiges é nova atração do Parque Chácara Von Schilgen
Publicada em 04/05/2015, às 12h07 | Atualizada em 04/05/2015, às 12h07
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi
Localizado no coração da Praia do Canto, no Morro do Gajuru, o Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen, além de permitir o contato com a natureza e uma bela vista panorâmica de Vitória, conta também com uma atração especial: a corujinha Edwiges.
A corujinha foi encontrada com três dias de vida, no fim de outubro, e, desde então, com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob a orientação de um veterinário e cuidados da bióloga Inayá Castiglioni, Edwiges - como foi chamada - está em processo de reabilitação para, em breve, voltar à natureza.
Edwiges está cada vez mais forte. Da espécie Megascops cholib, é conhecida como corujinha do mato e é menor que a coruja buraqueira, medindo quase 22 cm e com uma penugem camuflada, podendo, assim, proteger-se dos predadores.
E a corujinha do Parque Chácara Von Schilgen é extremamente dócil e acostumada com a presença humana. Sob o olhar atento da bióloga Inayá, Edwiges está sempre ao lado dela. A profissional conta que já cuidou de outros bichos, como cobra e aranha caranguejeira, mas que, nessa intensidade, é a primeira vez.
Alimentação
A corujinha hoje se alimenta de insetos e de codorna, sempre de acordo com o seu peso, que é medido diversas vezes ao dia. "Quando Edwiges apareceu aqui, por ser muito filhote, tive que levar para a minha casa para cuidar dela. Ela se alimentava de três em três horas com suplemento alimentar e, aos poucos, foi ganhando peso. Agora estamos em fase de treinamento. Estou ensinando a caçar, a se proteger dos predadores, e creio que em um mês ela estará pronta para ser solta. Está sendo uma experiência única e divertida".
Quando fala em despedida, Inayá confessa que fica com o coração apertado. "Preparada emocionalmente não estou. Aliás, nenhum funcionário daqui. Mas sabemos que precisamos deixá-la partir, por ser um animal silvestre. Ela precisa namorar e seguir a vidinha dela", disse a biológa, que complementou: "Mas sei que ela vai voltar de vez em quando para nos visitar. Já se acostumou com o ambiente".
Visitação
Para quem quiser visitar Edwiges, a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O local conta com uma área de 71.259,27 metros quadrados e um perímetro de 1.503,63 metros. O espaço é perfeito para meditação e caminhadas.
O parque fica na avenida Saturnino de Brito, 595, na Praia do Canto. Mais informações pelo telefone (27) 3235-9862.