Notícias

Conselho do Idoso: audiência pública potencializa apresentação de projetos

Publicada em 15/04/2024, às 15h20 | Atualizada em 15/04/2024, às 15h22

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Logo Comid - Versão correta

Organizações da sociedade civil atenderam ao chamado feito pelo Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) para participar da audiência pública onde foi apresentado o Edital de Chamamento Público Nº 001/2024 do Conselho, para que as entidades pudessem apresentar projetos para captação de recursos a serem investidos na promoção da saúde, bem-estar, autonomia e acesso a direitos da pessoa idosa. 

Durante a audiência, as Organizações tiveram a oportunidade de obter informações adicionais e entender melhor as diretrizes e critérios estabelecidos no Edital. Na ocasião, a representante do Asilo dos Idosos, Nirelza Dias, disse que o momento foi importante para que pudesse se aprofundar nas exigências para a entidade apresentar projetos, concorrer e, "quem sabe ser uma das organizações contempladas, como já aconteceu em 2021", contou Nirelza.

Para a assistente social representante da Alef Bet, Eliane Ferreira, ao participar da audiência ela tem a possibilidade de tirar todas as dúvidas e apresentar os projetos que atendam os requisitos do Edital e beneficiem os idosos atendidos pela entidade. Eliane revelou que a Alef Bet já tem três projetos prontos para serem apresentados. "Temos a expectativa de sermos contemplados. Esta seria a primeira vez", contou ela. A Alef Bet atende 110 idosos da região administrativa do município do Centro. 

A secretária executiva do Comid, Elaine Alvarenga, salienta que a audiência pública permitiu dar ainda mais transparência ao processo e destacar a importância da elaboração de projetos de acordo com as linhas de ação de interesse público estabelecidas no Edital. "Essa qualificação contribui para uma seleção mais precisa e assertiva, priorizando projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no município de Vitória," reforçou ela.

Para o presidente do Comid, Marcelo Amorim, as audiências são um importante instrumento de transparência para a gestão pública, favorecendo também a participação e o controle social, uma vez que a sociedade pode contribuir para o aperfeiçoamento dos próximos editais a serem publicados.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fez questão de enfatizar a realização da audiência pública como contribuição pública sobre questões fundamentais e essenciais para garantia de direitos e atendimento à população, neste caso, os idosos. "As audiências são necessárias para que as ações sejam executadas de acordo com as expectativas e necessidades da pessoa idosa", defendeu Cintya.


Voltar ao topo da página