Notícias

Condutores de ecoturismo recebem certificados para atuação na Fonte Grande

Publicada em 03/08/2018, às 14h59

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Bairro Santo Antônio
Na próxima terça (07), a entrega de certificados do curso de Condutor de Ecoturismo para atuação no Parque Estadual da Fonte Grande

A Prefeitura de Vitória vai realizar, nesta terça-feira (07), a entrega de certificados aos 26 participantes do curso de Condutor de Ecoturismo para atuação no Parque Estadual da Fonte Grande. A solenidade está marcada para 10 horas, no auditório da própria unidade de conservação.

Com a certificação, o condutor de ecoturismo poderá solicitar o credenciamento para promover acompanhamentos dos turistas em passeios e trilhas em locais com atrativos naturais, além de atividades realizadas em total contato com a natureza no parque da Fonte Grande. Dessa forma, os visitantes não só conhecerão lugares novos como também entender e valorizar melhor a natureza.

Além disso, o curso contribuiu para o fortalecimento da educação ambiental e atividades de uso público no Parque da Fonte Grande, com a promoção da geração de emprego e renda por meio da formação da capacitação de moradores dos bairros do entorno para acompanhar a condução de turistas no local.

A formação ocorreu entre os meses de junho a julho e teve 80 horas de aprendizado. A grade curricular contou com temas que abordam ecologia e meio ambiente, geografia e cartografia, história local, turismo e prática de condutores e segurança na unidade de conservação, entre outros temos ligados ao segmento.

Todo o conteúdo do curso de condutores de ecoturismo foi elaborado em conformidade as Instruções Normativas do ICMBio Nº 2, de 3 de maio de 2016, e do Iema Nº 007, de 5 de outubro de 2017, que estabelece “normas e procedimentos para a prestação de serviços vinculados à visitação e ao turismo em Unidades de Conservação Federais por condutores de visitantes”.

O curso de condutores de ecoturismo foi uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), do Corpo de Bombeiros e do Iphan, que optaram pelo uso de metodologias e participativas com aulas teóricas e práticas vivenciais na reserva.


Voltar ao topo da página