Notícias

Comunidade Floresta recebe grande galeria do projeto "A Arte é Nossa"

Publicada em 09/11/2017, às 09h00 | Atualizada em 10/11/2017, às 15h51

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Fernanda Bellumat
Arte é Nossa em Floresta
Área de vivência e eventos da praça na comunidade Floresta ganhou intervenção artística

Aproximar a arte da comunidade fortalecendo as relações afetivas entre o lugar e as pessoas. Essa é a proposta da nova intervenção do projeto "A Arte é Nossa", que ganhou o nome de "Floresta, Aqui se Brinca!", localizada na praça da Amizade, na comunidade Floresta.

O espaço de intervenção tem cerca de 240m² e possui dois ambientes: na parte baixa, o parquinho e alguns assentos, e em cima, a área de vivência e eventos. O trabalho foi realizado pelos artistas Renato Pontello e Juliana Lisboa e equipe, contando com a participação da comunidade em todas as etapas. "Para nós, é fundamental a participação da comunidade, faz parte da metodologia", explicou Juliana.

Essa ação do projeto "A Arte é Nossa" é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) e da Central de Serviços, além de recursos financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Etapas

O projeto foi dividido em três etapas: imersão, criação e execução. A imersão contou com a participação de 11 crianças de 5 a 13 anos de idade, em uma atividade dividida em dois momentos: "o que você gostaria que tivesse na praça?", na qual um desenho expressava o desejo de cada uma para responder à pergunta; e um jogo de tabuleiro humano, onde a intenção era soltar a imaginação e os desejos.

"Criamos uma atividade na praça com um jogo de perguntas e respostas. O nosso intuito foi conhecê-las e gerar um pretexto para reuni-las no espaço, saber das brincadeiras que fazem parte do imaginário delas e de que forma usam a rua e a praça para brincar", explicou Lisboa.

Fernanda Bellumat
Arte é Nossa em Floresta
Desenvolvimento da arte e da pintura contou com a participação de crianças e moradores

As etapas seguintes envolveram toda a comunidade. "A segunda fase de criação foi validada em uma reunião com as lideranças comunitárias, pais, mães e crianças, que aprovaram o desenho e fizeram sugestões. E por fim, na pintura, criamos um dia inteiro de atividades com as crianças num sábado em que todo mundo botou a mão na massa".

Pertencimento

Para Juliana, a importância dessas ações é a oportunidade de aproximar os moradores do seu universo. "Para nós, o 'x' da questão é conseguir verdadeiramente envolvê-los nisso e fazê-los perceber que esse espaço é de todos, que há esperança de melhorar as coisas ali na comunidade, apesar de todas dificuldades. Apostamos muito nesses processos de identificação e pertencimento com o local".

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, aconteceram 15 ações em espaços públicos da cidade, com mais de dois mil metros quadrados de pintura artística, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.

Para a coordenadora do projeto, a artista plástica Fernanda Bellumat, as intervenções artístico-urbanas aproximam munícipes do seu universo por meio da arte. "Para além da transformação física dos espaços públicos, ações artísticas como essas são meios potentes de transformação do sentimento da comunidade em relação a esses espaços".


Voltar ao topo da página