Notícias
Comunidade escolar se prepara para eleições de diretores das unidades de Vitória
Publicada em 16/09/2014, às 17h42 | Atualizada em 23/09/2014, às 13h43
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Estamos em época de eleições, mas não só o presidente, governadores, deputados e senadores serão eleitos este ano. Em Vitória, 101 novos diretores das unidades municipais de ensino também serão eleitos para o triênio 2015-2018 pelo voto direto de alunos, professores, servidores públicos lotados nas escolas, Conselho de Escola e pais ou responsáveis pelos estudantes.
A largada para o processo eleitoral será dada nesta segunda-feira (29), quando será aberto o período de inscrições (registro de candidatura), que termina no dia 6 de outubro.
Candidatos
Podem se candidatar à gestão escolar professores efetivos das escolas da rede municipal de ensino de Vitória, desde que tenham formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal.
Inscrição
Os interessados deverão procurar a Comissão Eleitoral na unidade de ensino e preencher requerimento assinado com a documentação exigida, no período de 29 de setembro a 6 de outubro de 2014.

Gestão democrática
A eleição direta para gestores das unidades de ensino foi implantada em Vitória no ano de 1992. "A eleição de diretores se constitui em importante elemento de gestão democrática, configurando-se como fator de mobilização da comunidade escolar para com a escola. Esse processo evidencia a ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e promove o debate em torno da escola pública com qualidade social referenciada", disse a gerente de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ivana Queiroz Bello.
"Vitória é um dos primeiros municípios do Brasil a adotar a gestão democrática do ensino. O objetivo é promover, junto às unidades de ensino, maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira, visando garantir a construção de uma escola mais democrática e com qualidade social. Dessa forma, abre-se a possibilidade da ampliação dos espaços de participação da comunidade escolar e comunidade local", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
A secretária lembra que a gestão democrática no ensino está estritamente vinculada à autonomia das unidades escolares, apresentando os seguintes pressupostos: a consulta permanente à comunidade escolar, o compartilhamento e delegação do poder; adoção de responsabilidades em conjunto (co-responsabilidade); a transparência nas ações e a publicidade dos resultados.
Quem pode votar
- Os estudantes a partir de 8(oito) anos de idade completos até a data da votação;
- Todos os servidores efetivos, celetistas, contratados, terceirizados, em regime de permuta e estagiários que atuam na unidade de ensino;
- Mãe ou pai ou responsável legal pelo aluno;
- O representante titular da comunidade integrante do Conselho de Escola;
Cronograma de eleição dos diretores de escolas
Data | Ação |
29/set a 6/out | Inscrição (registro de candidatura) |
10/nov a 1º/dez | Campanha eleitoral |
3/dez | Votação e apuração |
17/dez | Publicação pela Seme dos candidatos eleitos |
5/jan/2015 | Publicação da nomeação dos diretores eleitos |