Notícias

Clássicos da literatura infantil serão apresentados em Libras no CRPD

Publicada em 19/06/2019, às 12h04

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Curso de Libra CRPD
Peças serão apresentadas pelos alunos do curso de Libras do CRPD, valendo nota para as turmas do nível básico

Clássicos da literatura infantil mundial, como "Os Três Porquinhos", "Chapeuzinho Vermelho" e "Mágico de Oz", serão contados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nestas segunda (24) e terça (25), no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD).

Adaptadas para teatro, as peças serão apresentadas pelos alunos do curso de Libras, valendo nota para as turmas do nível básico. As sessões serão às 8 e às 17 horas, e o público será formado pelos usuários do CRPD, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), técnicos e familiares.

"A apresentação e todo o processo que a antecede são partes importantes da formação dos alunos de Libras. A peça não vai contar com áudio", diz o coordenador da unidade, Dario Coelho.

Libras no CRPD

O curso foi iniciado em abril e a formatura das turmas de nível básico, com 105 alunos, será no dia 5 de agosto, em solenidade no auditório da Casa do Cidadão. O curso do CRPD tem 120 horas aula e é gratuito.

Muitos alunos procuram o curso porque já atuam em escolas ou espaços onde há necessidade de um melhor atendimento aos surdos. Outros buscam uma colocação no mercado de trabalho, para atuar em áreas nas quais a capacitação é exigida.

"Muitas pessoas pensam que Libras é uma versão do Português em sinais, mas não é. Libras é uma língua completa, que possui estrutura gramatical própria e peculiaridades que a distingue das línguas orais e das línguas de sinais de outros países", esclarece a intérprete Janaína Martins de Souza.

Segundo Janaína, é possível fazer poesia, contar e criar histórias e abordar todos os tipos de assuntos por meio de Libras. "Tudo pode ser expressado por meio dos sinais. É uma língua adaptada à capacidade de expressão dos surdos".


Voltar ao topo da página