Notícias
Cidades inteligentes: Vitória faz intercâmbio em evento internacional na Índia
Publicada em 28/09/2018, às 18h23
Por Naira Scardua, com edição de SEGOV/SUB-COM
Foi um sucesso a participação de Vitória no congresso internacional sobre cidades inteligentes, o "Smart City Expo Índia", que aconteceu na cidade de Jaipur, entre os dias 26 e 28 de setembro.
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, teve a chance de mostrar as inovações tecnológicas e sustentáveis já implantadas na capital a representantes de cidades dos Estados Unidos, Austrália, Espanha, Argentina e Índia.
"Muitos não conheciam Vitória e ficaram realmente encantados com a cidade e com todas as ações que temos feito. É uma troca de experiências muito importante e uma grande oportunidade de fazer o ‘networking’ e abrir caminho para futuras parcerias", concluiu o secretário.
Durante o congresso, os participantes discutiram soluções para os desafios que as cidades atuais enfrentam em termos de eficiência, planejamento urbano e desenvolvimento social e econômico na era global. Foram 750 representantes governamentais, 100 palestrantes e 150 expositores.
As despesas para participação do gestor no evento foram pagas pelo Governo da Índia, que promove a conferência.
Aprendizado
Jaipur é a primeira cidade da Índia a se firmar como “Smart City” (cidade inteligente). O prefeito do município ficou impressionado com as ações desenvolvidas em Vitória. O planejamento do governo indiano é desenvolver 100 cidades inteligentes no país.
As comitivas formadas durante o evento conheceram de perto alguns projetos de desenvolvimento que já foram implantados em Jaipur:
Saneamento e poste inteligente
Uma das ações mais impressionantes realizadas em Jaipur foi uma obra de saneamento de grandes proporções feita em um rio da cidade. O trabalho aconteceu depois que o município ficou destruído por uma forte chuva. Na cidade, os postes têm wi-fi, iluminação e aviso sonoro para que os moradores sejam avisados sobre alertas importantes.
Centro de controle operacional
Outro projeto que chamou atenção foi o Centro de Controle Operacional da cidade, local onde ficam concentradas as mais diversas informações, como trânsito, saúde, educação, mobilidade urbana, iluminação, semáforos, chuvas, tudo em tempo real.
"Esse é um projeto que também queremos implantar em Vitória. É um instrumento que dá uma série de possibilidades e ajuda o gestor a tomar decisões com base nesses dados", afirmou Vander Borges.
Bike Índia
Os participantes também tiveram a chance de conhecer o sistema semelhante ao Bike Vitória que funciona em Jaipur. A diferença é que na cidade indiana foi criado um sistema com uso de “QR Code”, em que não precisa haver as estações para devolução e retirada das bicicletas. Por meio do código digital, os usuários podem pegar e devolver as bicicletas em qualquer lugar.
Olhar individualizado
O grande desafio das cidades é implantar as inovações tecnológicas sem perder a qualidade de vida. "Foi mostrado durante o congresso que, por exemplo, o estudante, o idoso, a dona de casa, o empresário... cada um tem demandas específicas e é preciso atendê-las. Isso se encaixa dentro do que fazemos na Prefeitura, que é a gestão compartilhada, sempre ouvindo os anseios da população", ressaltou o secretário Vander Borges.
Smart Cities
A cidade de Vitória é referência no que se refere a cidades inteligentes. A capital ficou em primeiro lugar geral do ranking da 4ª edição do prêmio Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes e Conectadas) entre as cidades com até 500 mil habitantes de todo o País.
Além disso, Vitória ocupa o primeiro lugar em Saúde pela quarta vez consecutiva (2015 a 2018), além de ser bicampeã em Educação (2016 e 2018).
O levantamento mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.