Notícias
Cidades emergentes e sustentáveis: Vitória traça metas para o futuro
Publicada em 20/11/2014, às 17h50
Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

A partir dos apontamentos e diagnósticos desenvolvidos pelos Estudos Base da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices), pensar Vitória como uma cidade mais verde e sustentável tornou-se ainda mais fácil. Essa foi a afirmação da consultora Heloísa Barbeiro, durante o encerramento, nesta quinta-feira (20), do ciclo de estudos realizado na Etsus.
Durante dois dias, servidores municipais de Vitória e Serra, além de outros representantes da sociedade, participaram do evento analisando os resultados apresentados acerca da urbanização, mobilidade, sustentabilidade, entre outros temas, na Grande Vitória, e também debatendo com os profissionais envolvidos os aspectos de cada ponto abordado.
"Os estudos criam um cenário de crescimento ordenado, sustentável e com uma contínua preocupação com o meio ambiente e a preservação dos ecossistemas, o que pode subsidiar projetos futuros e ações planejadas para a cidade", afirmou Heloísa.
Durante os dois dias de estudos, foram tratados os temas "mitigação e mudanças climáticas", "vulnerabilidade e riscos naturais" e "crescimento urbano".
Ices
A Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis tem o objetivo de apoiar e ajudar cidades médias latino-americanas na direção do desenvolvimento urbano em três dimensões: Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Sustentável Desenvolvimento Urbano; e Sustentabilidade Fiscal e de Governança.