Notícias

Cidade mais verde: ações de paisagismo, jardinagem e poda em várias regiões

Publicada em 21/01/2019, às 17h09

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Equipe de paisagismo em Jardim Camburi
Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Equipe de poda de grama na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes

Com o objetivo de deixar a cidade mais verde e agradável, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) programou 13 equipes para fazer os serviços de poda de árvores e paisagismo no decorrer desta semana. 

A poda de árvores acontece nos bairros Mata da Praia, Jardim da Penha, Ilha do Boi, Antônio Honório, Solon Borges, Santa Cecília, Santa Martha, Bairro de Lourdes, Centro, Santa Lúcia, Enseada do Suá, Santa Luiza, Praia do Canto, Bento Ferreira, Praia do Suá, Maruípe, Barro Vermelho, Monte Belo, Bonfim, Caratoíra, Santo Antônio, Grande Vitória, República, Jardim Camburi e Boa Vista. O trabalho também é feito no Parque Moscoso e no Parque de Mangue Seco.

Os serviços de arborização, jardinagem, paisagismo e poda de gramas são feitos em Jardim da Penha, Centro, Mata da Praia, Ilha do Príncipe, Mário Cypreste, Caratoíra, Ilha de Santa Maria, Solon Borges, Maria Ortiz, Goiabeiras, Praia do Canto, Santa Cecília, Maruípe, Santos Dumont, Tabuazeiro, Santa Lúcia, Enseada do Suá, Bento Ferreira, Jardim Camburi, Bonfim e Mata da Praia.

Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Equipe de poda de grama na praça do Bairro República
Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Equipe de paisagismo em Santa Cecília

Programação

As ações são discutidas e planejadas na semana anterior pelos técnicos da Gerência de Áreas Verdes, incluindo os serviços de manutenção e atendimentos que chegam através do Fala Vitória 156.

"Todas as semanas as equipes estão nas ruas cuidando de nosso verde, seja plantando árvores, podando ou plantando grama, jardins, rotatórias e canteiros centrais. Todas as áreas verdes de Vitória recebem um tratamento igualitário. Em breve, Vitória será uma das capitais mais verdes da Região Sudeste", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Casos de emergência

Em situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, as ocorrências são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Semmam.

Pedidos

O cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo Fala Vitória 156. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.

Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Poda de árvores em Jardim da Penha
Divulgação Semmam
Poda e urbanismo
Equipe de paisagismo na Ilha do Príncipe

Voltar ao topo da página