Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajuda a recuperar 16º veículo

Publicada em 07/06/2018, às 15h07

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmera flagrou momento em que viaturas da Guarda abordaram veículo na altura do Tancredão

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais um veículo com indicativo de clonagem. Na noite desta última quarta-feira (6), o sistema foi acionado assim que um Prisma passou pela avenida Beira-Mar (sentido Centro).

Agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informaram a ocorrência e acompanharam o veículo pelas câmeras de videomonitoramento até quando a Guarda Municipal abordou os suspeitos para realizar a verificação juntamente com a Polícia Civil, na altura do terminal rodoviário de Vitória. O veículo e o condutor foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).

Esse foi o 16º veículo - 11 automóveis e cinco motos - recuperado após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, que teve início no dia 20 de abril. O número de ocorrências de roubos e furtos de veículos na capital apresentou redução de 24,3% nos primeiros meses de 2018, somando 517 registros, contra 683 no mesmo período de 2017.

Como funciona

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo sistema. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. 

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.


Voltar ao topo da página