Notícias
Cerca de 17 mil alunos já visitaram o Projeto Tamar em Vitória
Publicada em 25/09/2014, às 08h00
Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM
Local propício para conhecer tartatugas marinhas e ainda apreciar a vista panorâmica da baía de Vitória, o Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, é um sucesso de público. Em dois anos, o espaço já recebeu 17 mil alunos das redes pública e privada. No total, 60 mil visitantes e turistas já passaram por lá.
O oceanógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) Paulo Rodrigues contou que o centro de visitação já recebeu 500 grupos escolares nesse período. "Cada vez mais visitantes e turistas procuram o Tamar e têm a possibilidade de conhecer mais sobre a conservação das tartarugas marinhas e seu habitat. Ao todo, 60 mil visitantes e turistas foram sensibilizados sobre a conservação marinha nesses dois anos de funcionamento".
Para conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, basta visitar o local, na Enseada do Suá (atrás da Praça do Papa), onde há piscinas com esses animais. Além disso, o visitante pode conhecer o processo reprodutivo da tartaruga, um pouco mais sobre a Ilha de Trindade e o mirante. O local está aberto à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17 horas. O telefone de contato é 3225-3787.
A Ilha de Trindade, que fica a 1,2 mil km da capital, é o maior sítio reprodutivo da tartaruga verde do Brasil, com a média de 3,6 mil ninhos por ano.
Soltura
Só neste ano, o Projeto Tamar, em todo o país, fez a soltura de dois milhões de filhotes protegidos. "A tartaruga verde é a espécie que mais vemos nas nossas praias, pois elas migram para a costa na fase juvenil para se alimentar das algas", informou Paulo.