Notícias

Centro de Referência de Atendimento ao Idoso faz confraternização de fim de ano

Publicada em 15/12/2017, às 17h37

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Natal do CRAI
Coral de crianças fez apresentação durante a festa de confraternização do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso
André Sobral
Natal do CRAI
Escritora Maria do Céu surpreendeu a plateia e a equipe com uma poesia feita especialmente para o Centro de Referência

Em clima de Natal, usuários e colaboradores do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) se reuniram nesta sexta-feira (15) para uma confraternização de final de ano. Brindes, brincadeiras, músicas e poesias marcaram o evento.

Em um momento de interação entre a infância e a terceira idade, o coro Infantojuvenil da 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória se apresentou entoando cânticos natalinos. Walter Silva e esposa, grupo Dança das Mãos (com a plateia) e a poetisa Maria do Céu também se apresentaram.

Para a diretora do Crai, Silvia Beltrame, foi mais um momento de mostrar o quanto os idosos são importantes para o espaço. "Sabemos das dificuldades que muitos deles têm de chegar até aqui. Então é sempre bom lembrarmos a eles o quanto são queridos e o quanto nós nos importamos com eles. Desejamos fazer deste um momento de lazer, de socialização e de confraternização".

Elogio

O casal Joselite de Carli Helmer e Adoris Raimundo Helmer elogiou os serviços prestados aos idosos no município. "Estamos gostando muito de participar. Seria ótimo se tivesse em todas as cidades", disse Joselite.

Sonhos e conquistas

Exemplo de superação, fé e conquista, dona Maria do Céu, de 84 anos, escreve poesias desde pequena. Ficou impossibilitada de continuar escrevendo após ter adquirido a síndrome de Guillain-Barré (uma doença autoimune grave que afeta o sistema nervoso).

Após tratamento e acolhimento no Crai, ela apresentou aos amigos e parceiros seu mais recente livro, "Poesias Maria do Céu, Louvando e agradecendo a Deus".

No momento de sua apresentação, a escritora surpreendeu a plateia e a equipe com uma poesia feita especialmente para o Centro de Referência. Dona Maria do Céu afirmou que o Crai mudou completamente a sua vida e que a ajudou a conquistar o sonho de publicar seu livro de poesias.

"Sempre escrevi sobre família, animais, amigos, encontros e outras coisas. Participo do Crai há 10 anos e, como disse na poesia recitada, essa instituição é abençoada e me ajudou muito depois que entrei aqui".

Veja a poesia

"Ao Crai"

Ao CRAI!
Toda a gratidão!
Eu estava trêmula, cheia de problemas...
Encontrei a solução!
Não gastei, o que era um dilema.

Que instituição abençoada!
Eu tenho a agradecer,
E dar tudo de mim.
E nunca vou esquecer!

O meu dia é sexta-feira.
Desde quinta, eu me preparo.
Porque é meu passeio feliz...
Pois ali eu me refaço!

Todos tratam com carinho!
Fico mais feliz aqui, falo minhas poesias no “Conta-contos”,
Faço fisioterapia.
Falar com Dra. Arlene, completa o meu dia!

Fui feliz no casamento.
Mas, meu marido morreu!
Minha sorte foi o CRAI

Que me ajudou...

E outro dia amanheceu!

Crai

O Crai, que funciona na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.185, oferece atendimento ao idoso com doenças associadas ao envelhecimento e capacidade funcional comprometida, desenvolvendo capacitação e pesquisa sobre o envelhecimento. O acesso é feito por encaminhamento médico, por meio das unidades de saúde de Vitória. Horário de atendimento: 7 às 19 horas.

O idoso encaminhado ao Crai passa por avaliação inicial, quando é definido o plano de cuidados, com propostas de intervenção de acordo com as demandas e necessidades apresentadas.

O tratamento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar, composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem.

André Sobral
Natal do CRAI
Joselite de Carli Helmer e Adoris Raimundo Helmer elogiaram os serviços prestados aos idosos no Crai
André Sobral
Natal do CRAI
Diretora Silvia Beltrame destacou que o objetivo do evento foi promover lazer, socialização e confraternização entre os usuários

Voltar ao topo da página