Notícias

Casa Porto recebe mercado cultural com mais de 20 expositores neste sábado

Publicada em 06/07/2017, às 14h35

Por Leo Vais, com edição de Rejane Gandini Fialho


Foto Divulgação
Obra de artista em exposição Mercado Casa Porto
Mais de 20 artistas vão expor seus trabalhos no Mercado Casa Porto.
Divulgação Semc
Mercado Casa Porto
Os participantes vão levar à quinta edição do evento trabalhos de pintura, desenho e gravura, cerâmicas e diversos trabalhos artísticos manuais.

Com a proposta de reunir e fomentar a produção de artistas e produtores culturais do Espírito Santo, acontece neste sábado (8), das 16 às 21 horas, a quinta edição do Mercado Casa Porto.

O evento, que será realizado na Casa Porto das Artes Plásticas, é uma feira coletiva que vai reunir expositores com trabalhos de pintura, desenho e gravura, cerâmicas e ainda diversos trabalhos artísticos manuais.

“O Mercado Casa Porto vem se destacando como uma ação de incentivo ao desenvolvimento da economia criativa. Quando o ‘fazer’ cultura se destaca como produto é necessário pensar nos fatores que geram sua sustentabilidade. E o fator econômico é essencial para que exista sua manutenção e continuidade”, explica Kênia Lyra, coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas e uma das idealizadoras do Mercado Casa Porto.

Expositores

Abraço Radioativo
O coletivo, formado por Ana Cecília Andrade e Jean Carlos Oliveira, apresenta pinturas aquareláveis, digitais e em nanquim, gravuras, serigrafias, adesivos, ímãs e sketchbooks inspirados em elementos da cultura pop e do cotidiano. Preço médio entre 5 e 75 reais.

Amanda Amaral
A artista usa da memória afetiva e de uma mistura entre o presente e o passado para realizar pinturas aquareladas e a óleo, além de desenhos digitais. Preço médio entre 15 e 75 reais.

Ana Beloni
A artista apresentará as séries “Afetos/Desafetos” e “Verão”, que abordam questões do universo feminino, explorando sentimentos, sensações e pensamentos em peças feitas em nanquim, aquarela, caneta posca e giz pastel oleoso. Preço médio entre 5 e 35 reais.

Anita Ramalhete
O processo criativo da artista surge do interesse em observar e perceber como se compõem as linhas das paisagens. A partir desta percepção, ela cria no papel desenhos simples compostos por linhas, pontos e gama de cores reduzida em nanquim, guache e aquarela. Preço médio de 30 reais.

Casa Azul
As obras são resultado da vivência e pesquisa do coletivo, composto por cinco jovens artistas que se expressam por meio trabalhos em aquarela, nanquim, spray e tecnologia. Preço médio entre 15 e 50 reais.

Delaí Campos
Artista Plástica desde a década de 80, Delaí Campos traz para o Mercado telas e painéis realistas de pontos turísticos do Espírito Santo pintados em acrílica e tinta a óleo.

Edu Mariano R.
Botons, adesivos, quadrinhos e ímãs, de produção autoral e de outros artistas locais, que têm a vida urbana como tema principal. Preço médio entre 3 e 100 reais.

Ernane Batista
O artista e ceramista irá expor peças em cerâmica artesanal utilitária, decorativa e acessórios de dimensões variadas e produzidas em 2016/2017. Preço médio entre 3 e 105 reais.

Gabriel Jacobem
Xilogravuras com papéis de diferentes gramaturas, abordando temas críticos ou oníricos. Preço médio entre 20 e 60 reais.

Gráfica Autônoma Centr
O coletivo produz gravuras em técnicas, poéticas e dimensões variadas, apresentadas em xilogravuras, calcogravuras, litografias, ocogravuras, serigrafias e linoleogravuras. Preço médio entre 5 e 300 reais.

Heloisa Fracalossi
A artista apresenta cartões-postais, desenhos, prints, adesivos e gravuras em stencil baseadas no Tsuru (pássaro origami japonês), pesquisa que desenvolve desde 2014, sobre a representação do pássaro, que é o símbolo das vítimas de Hiroshima e Nagasaki. Preço médio entre 2 e 120 reais.

Ian Rocha
Desenhos e pinturas de traço 'ruidoso' com a proposta de criar uma atmosfera onírica para as imagens. Preço médio de 50 reais.

Liliana Sanches
Gravura, serigrafia, pintura, colagem e desenho, atuando na área de ilustração e criação de estampas com produção  voltada para itens de moda e decoração, como mochilas, bolsas, estojos, necessaires, cadernos e capas de almofadas. Preço médio entre 5 e 230 reais.

Oca Empírica
Formada por dois experimentadores, Léo Marrom e Paula Viana, atuantes no campo da arte e design, a Oca Empírica, cria e produz de forma intuitiva, entre outros produtos, mandalas e caixas de madeira. Preço médio entre 25 e 60 reais.

Polianni
As obras da artista são produzidas e pensadas para o aprimoramento de seus traços pessoais. Telas em papel canson e guache, além de pinturas em aquarela. Preço médio entre 20 e 30 reais.

Renata Delboni
A artista cria trabalhos com pintura em nanquim, em dimensões diversas e variando os tons com diluição em água. As poéticas são inspiradas em sua relação pessoal com o mundo e com as pessoas. Preço médio entre 5 e 70 reais.

Rodolfo Birchler
Os trabalhos do artista são produzidos por meio de diversas técnicas. Ele usa elementos da cultura popular e questões relativas à fragmentação dos corpos e uso de simbolismos para criar gravuras, balaios e estandartes. Preço médio entre 15 e 25 reais.

Samyra Lobino
O processo criativo da artista inicia-se por qualquer estímulo, externo ou interno, que de alguma forma a comova. Samyra realiza um esforço para traduzir estes estímulos em formato de desenhos simples para criar pratos decorativos. Preço médio de 60 reais.

Sasquatch e Yeti
As artistas participantes do coletivo, Nemo e Lilo, têm produção focada em ilustrações de técnicas e poéticas variadas, sempre com presença da figuração. Preço médio entre 5 e 75 reais.

Thaynã Targa
Ilustrações em papel, com técnicas de desenho em nanquim e aquarela. Preço médio de 50 reais.

Serviço

Mercado Casa Porto – 5ª Edição
8 de julho, sábado, das 16 às 21 horas
Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página