Notícias

Casa da Juventude recebe equipamentos de informática e audiovisual

Publicada em 31/07/2014, às 17h10

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Teatro na Casa da Juventude em São Pedro
Casa da Juventude já realizou oficinas e diferentes atividades voltadas para os jovens da região de São Pedro

Com o objetivo de ampliar ainda mais as atividades destinadas aos jovens da região de São Pedro, a Casa da Juventude, em Redenção, receberá, já na primeira quinzena de agosto, equipamentos de informática e audiovisual para a realização de oficinas.

São computadores, notebooks, televisores, máquinas fotográficas, DVD, entre outros equipamentos, que, segundo a gerente de Mobilização Social e Institucional da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Raiana Rangel, permitirão a dinamização das ações desenvolvidas no local.

"A Casa da Juventude foi totalmente reformada e entregue à população em setembro de 2013. Tivemos a preocupação de inaugurar o espaço e levar atividades para os jovens da região, com a realização de oficinas de teatro. Agora, com a chegada dos novos equipamentos, vamos atender ainda melhor às demandas da comunidade", disse.

Habilidades

Pautadas na realização de oficinas, debates, seminários e encontros de coletivos juvenis, as atividades promovidas na Casa da Juventude possibilitam aos jovens desenvolver habilidades pessoais e, assim, buscar novos horizontes e novas oportunidades.

A gerente revelou que, até o final do ano, será celebrado um convênio com uma instituição da sociedade civil para operacionalizar a execução das atividades no local. "A iniciativa contribuirá para o fortalecimento e ampliação dos canais de aproximação com a juventude local. A previsão é de que o convênio, que está em fase de aprovação para publicação, seja concluído até o final do ano".

Oficinas

Elizabeth Nader
Teatro na Casa da Juventude em São Pedro
Oficinas de Teatro do Oprimido foram algumas das atividades ofertadas no local

Entre as atividades desenvolvidas no local, estão as oficinas de Teatro do Oprimido, realizadas entre setembro e dezembro do ano passado. A ação contou com a participação de cerca de 100 jovens da região, divididos em seis turmas. Após a conclusão do curso, em dezembro, eles mostraram o que aprenderam na "Mostra de Teatro", arrancando aplausos da plateia.

A gerente destacou que, mesmo após o encerramento das oficinas, os jovens continuam usando o espaço para a realização de ensaios. "A Casa da Juventude está sempre de portas abertas para a comunidade. Muitos jovens que concluíram a oficina de teatro continuam utilizando o espaço para encontros e ensaios", disse.

Atividades

A Casa da Juventude continua aberta para a realização de atividades diversas voltadas para a comunidade. Entre fevereiro e março deste ano, o espaço recebeu o projeto "CineCult", da Secretaria de Cultura do Estado. O projeto, que contou com a participação de 30 jovens, ofereceu atividades voltadas à produção de vídeo e fotografia e promoveu debates sobre temas pertinentes à realidade do jovem e da comunidade local.

Ainda nesse período, o espaço recebeu o projeto "A Arte é Nossa", que tem como objetivo humanizar e democratizar os espaços públicos da cidade. Na ocasião, o muro anexo à Casa recebeu uma intervenção artístico-cultural, com desenho idealizado e produzido pelo grafiteiro Ficore.

Além disso, no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Casa da Juventude recebeu a ação "Meninas em Movimento", que contou com a participação de 50 meninas matriculadas nas turmas de 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar.

A ação, promovida pela Semcid, contou com debate sobre as diversas questões que as mulheres passam na atualidade, sejam elas de discriminação bem como referentes aos avanços conquistados ao longo da história. Além disso, o Núcleo Afro Odomodê realizou diferentes penteados afros nos cabelos das participantes.

Já entre maio e junho, a Casa da Juventude foi utilizada pelo coletivo do ProJovem de Santo André para a realização de encontros e exibição de vídeos com a temática de juventude, contando com a participação de cerca de 25 jovens da região.

Atualmente, o espaço vem sendo utilizado para a formação voltada para os condutores ambientais do projeto Ecobase da Ilha das Caieiras.


Voltar ao topo da página