Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Carta das Cidades Educadoras é apresentada em seminário estadual

Publicada em 05/12/2017, às 18h40

Por Alexandre Lemos (aljunior@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Auditório da Prefeitura recebeu Seminário Estadual Cidade Educadora (Ampliar imagem)

Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Secretário Fabrício Gandini destacou que Vitória está fazendo um pacto para que ações educadoras sejam cada vez mais implementadas na cidade (Ampliar imagem)

"O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. A cidade educadora renova permanentemente o seu compromisso em formar, nos aspectos mais diversos, os seus habitantes ao longo da vida". Esses são alguns dos princípios que constam na Carta das Cidades Educadoras, apresentada, nesta terça-feira (5), durante o Seminário Estadual Cidade Educadora, no auditório da Prefeitura de Vitória.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, na abertura do evento, reforçou a importância de uma cidade educadora. "Temos que mudar mentalidades, mudar a nossa cultura. Temos que perceber que estamos a caminho das convergências. É um privilégio para nós sermos sede das Cidades Educadoras no País. Estamos fazendo um pacto para que ações educadoras sejam cada vez mais implementadas, e de forma conjunta", disse.

Palestrante do evento, o arquiteto urbanista Marco Antônio Spinasé comentou a importância de entender a "cidade afetiva" enquanto um projeto para a vida. "Em nossas cidades, temos que gerar espaços que tragam a felicidade para as pessoas. Temos que estar preparados para fazer de nosso território um espaço de formação integral, formando um ambiente de trocas, aprendizados e partilhas. A ideia é sempre enriquecer a vida de seus moradores", explicou.

Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Arquiteto urbanista Marco Antônio Spinasé comentou a importância de entender a "cidade afetiva" enquanto um projeto para a vida (Ampliar imagem)

Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Alunos da rede municipal fizeram apresentação musical na abertura do evento (Ampliar imagem)

Vivências

O seminário contou com uma programação cultural com as crianças e adolescentes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Mauro Braga e Ceciliano Abel de Almeida e do Serviço de Engajamento Comunitário Secri. Elas apresentaram diversas danças e músicas.

Adolescentes e adultos da Apae de Vitória também participaram do evento encenando a peça "Deficiente é o seu preconceito", que conta a história de desafios e preconceitos vivenciados por uma adolescente numa escola regular. Além deles, membros do Vitória Down estiveram presentes e acolheram na porta do auditório todos que chegavam para o encontro.

O evento teve como objetivos debater o conceito de cidade educadora, ampliar a compreensão sobre a Carta de Compromissos e, ainda, possibilitar aos participantes informações sobre o procedimento de adesão à Rebrace e à Rede Internacional de Cidades Educadoras.

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

Realizações

Os trabalhos da Aice têm a proposta de que as cidades se comprometam com a educação cidadã ativa, comprometida e responsável. Algumas ações contribuíram para que a capital fosse escolhida como sede da Cidade Educadora pelos próximos três anos, como Escola da Vida, Rádio-Escola, Papo da Cidade, Zona de Velocidade Segura, projeto Cidadania Fundamental e unidades da rede municipal de educação em tempo integral.

Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Crianças e adolescentes realizaram apresentação cultural no hall do Palácio Municipal (Ampliar imagem)

Diego Alves

Seminário Estadual Cidade Educadora

Apae de Vitória também participaram do evento encenando a peça "Deficiente é o seu preconceito" (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site