Notícias
Carnaval terá gestão compartilhada e trará economia para a Prefeitura de Vitória
Publicada em 16/09/2015, às 14h56 | Atualizada em 17/09/2015, às 14h42
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Deyvison Longui
O Carnaval de Vitória de 2016 ganha ritmo e corpo, além de trazer uma economia de cerca de R$ 3,5 milhões para os cofres públicos municipais. A redução do custeio dos desfiles será possível com a implementação da gestão compartilhada do evento entre a Prefeitura e a Liga Independente das Escolas de Samba do Espírito Santo (Lieses), que passará a fazer a venda dos ingressos das arquibancadas.
Além disso, ficou definido que a Prefeitura vai manter o valor repassado às agremiações da capital no Carnaval de 2015.
A Lieses também ficará responsável pela comercialização dos camarotes, que terão sua quantidade mais do que duplicada (atualmente, são 46). Essa medida ajudará no incremento do aumento da receita. O município continuará a dar apoio na coordenação e fará a supervisão da operação realizada pela Lieses para que a qualidade do evento continue em alto nível.
Novidade
Para o próximo ano, os desfiles passarão a acontecer em dois dias, na sexta e no sábado, dias 29 e 30 de janeiro, respectivamente, medida que também vai gerar economia.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou, no início da tarde desta quarta-feira (16), de uma reunião com todos os presidentes das escolas de samba que participam dos desfiles, na sala anexa ao gabinete da Prefeitura. Segundo o prefeito, o investimento nas escolas de samba é muito importante para a cidade.
"As escolas são importante fonte de renda e de trabalho para milhares de pessoas e dão condições para que a cultura seja mantida durante todo o ano", destacou, lembrando que o evento movimenta o turismo com o aumento da ocupação de hotéis, restaurantes, utilização de táxis e procura por serviços.
Sustentabilidade
"O Carnaval de Vitória vem se profissionalizando a cada ano, e, este ano, demos um grande passo para a sustentabilidade financeira da maior festa popular do Estado. A Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda está pronta para dar todo o suporte à Liga e desenvolvendo sua atividade fim, fomentando o trabalho, a geração de renda e o turismo na capital", afirmou o secretário da pasta, Leonardo Krohling.
Agremiações
"Não temos dúvida de que a Prefeitura está do lado do Carnaval, e o prefeito Luciano encontrou a solução para a realização do evento. Agradecemos a confiança na gestão compartilhada. Não vai se arrepender", disse o presidente da Lieses, Rogério Sarmento.
"Achamos o caminho para manter o Carnaval e vamos trabalhar para manter a festa e trazer mais turistas para cá", destacou o presidente da Pega no Samba, Alex Santos. "Vamos fazer um Carnaval melhor que o do ano passado, defendendo a bandeira do samba", enfatizou o presidente da Unidos de Barreiros, Jadilson Damiana.
Matéria relacionada
Escolas de samba gravam CD para o Carnaval de Vitória 2016
Desfiles
Grupo A - Sexta-feira (29 de janeiro de 2016)
1) Chegou o Que Faltava
2) Imperatriz do Forte
3) Independentes de São Torquato
4) Chega Mais
5) Andaraí
6) Tradição Serrana
7) Novo Império
8) Rosas de Ouro
Grupo Especial - Sábado (30 de janeiro de 2016)
1) Unidos de Barreiros
2) Unidos de Jucutuquara
3) Pega no Samba
4) Mocidade Unida da Glória
5) Unidos da Piedade
6) Independentes de Boa Vista