Notícias

Cajun: crianças e adolescentes fazem ação pela erradicação do trabalho infantil

Publicada em 11/06/2018, às 17h43

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo Secom PMV
Feira Livre de Jardim da Penha
Objetivo é mostrar os riscos aos quais as crianças ficam expostas ao realizar trabalhos aparentemente simples, como carregar sacolas em feiras

Nesta terça-feira (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, as ruas de 13 bairros de Vitória terão uma movimentação diferente. Participantes do Cajun vão levar cartazes, cataventos e outras produções em caminhadas pelas ruas de seus territórios para sensibilizar as comunidades contra a exploração de crianças e adolescentes.

As caminhadas acontecerão pela manhã e à tarde, envolvendo as comunidades das 13 unidades do Cajun. Desde o início do mês, campanhas pela erradicação do trabalho infantil estão sendo desenvolvidas em todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O objetivo é mostrar os riscos aos quais as crianças ficam expostas ao realizar trabalhos aparentemente simples, como carregar sacolas em feiras ou vender doces nas ruas.

Combate ao trabalho infantil

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ganhou como símbolo o catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelho, verde, amarelo e laranja), expressando a necessidade de tempo para o lazer na vida das crianças, além do movimento e da alegria que caracterizam a infância.

Em Vitória, o combate ao trabalho infantil é permanente e é realizado por equipes da Semas. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que monitora diariamente as ruas da cidade, aborda de maneira educativa as crianças que encontra trabalhando e seus familiares em atividades como carregar sacolas em feiras, vigiar carros ou vender doces nas ruas.

A partir do encontro de situações assim, tanto as crianças quanto as famílias passam a ser acompanhadas e assistidas pela rede socioassistencial da Prefeitura. Pelos programas desenvolvidos pela Semas, no ano passado, Vitória foi selecionada para participar, com outras dez cidades brasileiras, da Pesquisa de Avaliação das Boas Práticas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O estudo foi realizado pelo professor James Moura Júnior, doutor em Psicologia, com recursos da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Disque 100

Para denunciar o trabalho infantil, a população pode ligar para o Disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.

Programação

Cajuns

  • Dia 12 - Caminhadas pelos arredores das 13 unidades do Projeto Cajun
  • Horário: pela manhã, a partir das 8h30, e à tarde, a partir das 13h30

Creas Centro

  • Dia 15: Dia da Aprendizagem (em parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil - Fepeti)
  • Local: Assembleia Legislativa
  • Horário: das 8 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
  • Dia 21: Diálogo e dinâmicas com crianças e adolescentes do Cajun Bela Vista
  • Horário: 9h

Creas Bento Ferreira

  • Dia 22: Mobilizar os idosos do CCTI de Jardim da Penha que utilizam a mão de obra de crianças e adolescente em fretes.
  • Horário: das 9 às 10h30

Voltar ao topo da página