Notícias

Biblioteca Municipal "Adelpho Poli Monjardim" reabre em novo endereço

Publicada em 13/07/2015, às 14h04 | Atualizada em 14/07/2015, às 17h25

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Biblioteca Municipal está funcionando na sede da Semc

Um dos espaços de aproximação entre o público e o universo da literatura está de casa nova. Desde a última segunda-feira (13), a Biblioteca Municipal “Adelpho Poli Monjardim” está funcionando, das 8 às 18 horas, no primeiro andar da sede da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na rua Treze de Maio, no Centro Histórico de Vitória, perto da rua Sete de Setembro.

A mudança do espaço físico foi realizada em função do processo de restauro e reforma do prédio histórico da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, que abrigava anteriormente a sede da biblioteca.

No período de transição de um espaço para o outro, foram feitas as adequações necessárias para receber a estrutura da biblioteca e garantir aos habituais e novos usuários o mesmo conforto e serviços já oferecidos, além de proporcionar um ambiente ainda mais agradável para o público.

"A Biblioteca Municipal é um espaço importante na aproximação entre o público e o universo da leitura. Apesar de todo o avanço tecnológico que experimentamos, este ambiente dedicado ao livro segue fundamental na construção de uma cidade mais humana", disse a secretária de Cultura de Vitória, Ana Laura Nahas.

Acervo

Diego Alves
BIBLIOTECA MUNICIPAL
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim é um local onde o público pode ter acesso à literatura e à informação de forma gratuita. No espaço, é possível consultar livros, jornais e revistas, além da locação dos livros disponíveis no acervo.

Entre os destaques, está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com uma diversidade de autores e gêneros, uma ampla coleção de obras infantis e infantojuvenis, além de grandes nomes da literatura nacional e internacional.

"Espero que toda a comunidade possa usufruir do nosso acervo literário neste novo espaço, que é amplo e acolhedor. A nossa missão é contribuir para a formação de leitores, despertando um interesse cada vez maior pela leitura e pela cultura. A informação é a força que move a sociedade, e a biblioteca abre as portas para a promoção da educação, da cultura e da informação para todas as parcelas da população", disse a coordenadora do local, Angela Battestin.

Serviços

Cadastro

Para quem ainda não possui cadastro e deseja se inscrever como leitor para ter acesso ao empréstimo de livros do acervo, é necessário apresentar na sede da Biblioteca Municipal a seguinte documentação:
- Comprovante de residência dos últimos três meses (conta de água, energia ou telefone);
- Carteira de Identidade;
- CPF.

Empréstimo, renovação e reservas de livros

O prazo para o empréstimo dos livros é de 10 dias, podendo ser renovado novamente pelo mesmo período. Os livros disponíveis na biblioteca e indicados para o vestibular serão emprestados por oito dias, não podendo ser renovados, em função da grande procura pelos títulos. Livros reservados ou com prazos de entrega vencidos não podem ser renovados.

Os empréstimos podem ser realizados tanto pela internet como pelo telefone. Para reservas on-line, basta acessar o link . Vá para a pesquisa da base de dados e clique em "Pesquisa Básica" e, na sequência, escreva a palavra/ termo desejado. Depois, clique na obra desejada e veja em informações se o material está disponível e clique na palavra "Reserva". Para finalizar, digite o login de cadastro da biblioteca e sua senha e confirme.

Para renovar, basta seguir os seguintes passos: digite seu login (número do seu cadastro na biblioteca) e senha; depois, digite o código impresso que aparece na tela; na sequência, clique em renovação e selecione as obras a serem renovadas e clique em renovar (observe a data de devolução).

Para renovação por telefone, o usuário deve ligar para o número (27) 3381-6925.

Saiba mais

Quem foi Adelpho Poli Monjardim?

O nome da biblioteca é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim. Nascido em Vitória, em 16 de agosto de 1903, ele foi deputado estadual e prefeito de Vitória por duas vezes. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou, entre outros títulos, os livros como O Tesouro da Ilha da Trindade (1942), Novelas Sombrias (1944), O Grande Almirante (1976), Os Imigrantes (1980) e O Saldanha do Meu Tempo (1985).

Serviço

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Onde: rua Treze de Maio, nº47, 1º andar, Centro (perto da rua Sete de Setembro)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Outras informações: (27) 3381-6925


Voltar ao topo da página