Notícias

Biblioteca com mais de 2,2 mil livros é inaugurada na Escola da Vida

Publicada em 23/06/2017, às 15h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Alan Costa


Leonardo Silveira
Inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus na Escola da Vida
O prefeito Luciano Rezende participou da inauguração da nova biblioteca na Escola da Vida
Leonardo Silveira
Inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus na Escola da Vida
A secretária Iohana Kroehling destacou a importância da biblioteca como fonte de transformação das pessoas

Na semana em que comemora-se o aniversário de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura mundial, a Prefeitura de Vitória entrega ao cidadão mais um importante espaço de convivência e aprendizado: a biblioteca Carolina Maria de Jesus.

Localizada na Escola da Vida, em São Pedro, ela já conta com um acervo de mais de 2 mil livros, entre romances, poesia, história e educação. A inauguração na manhã desta sexta-feira (23) contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, da secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, alunos, moradores e lideranças comunitárias.

“A leitura e conhecimento são libertadores, daí a importância da biblioteca na Escola da Vida, que é um projeto inovador voltado para estabilizar e empoderar o cidadão naquilo que ele perdeu”, afirma o prefeito.

Criada em parceria com os alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que se organizaram para arrecadar centenas das obras disponíveis, a biblioteca leva o nome de uma importante brasileira, escritora e ex-catadora de lixo, que revelou seu talento registrando o dia a dia dos catadores em cadernos e livros que encontrava no lixo.

“Através de muito esforço e trabalho conjunto conseguimos entregar um espaço que é de interação e reflexão, e que poderá contribuir muito para o empoderamento do indivíduo em sua busca por um futuro melhor, pois poder ver a mudança na vida das pessoas é algo emocionante e significativo”, revela a secretária Iohana Kroehling.

Escola da Vida

As ações da Escola da Vida são focadas na articulação de três eixos: Trabalho, Educação e Cultura. A ferramenta principal de intervenção é o Plano Individual de Empoderamento (PIE), que é elaborado pelo usuário com o apoio de um assessor de projetos.

Lá são desenvolvidas diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade e interesse por novas aprendizagens, entre outras.

Onde fica a Escola da Vida e a Biblioteca Carolina Maria de Jesus

A biblioteca está no primeiro pavimento da Escola da Vida, situada na Rodovia Serafim Derenzi, nº 4455, no bairro São José, na Grande São Pedro.

Leonardo Silveira
Inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus na Escola da Vida
O prefeito Luciano Rezende diz que a leitura e conhecimento são libertadores. "daí a importância da biblioteca na Escola da Vida"
Leonardo Silveira
Inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus na Escola da Vida
A nova biblioteca foi criada em parceria com os alunos da Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Voltar ao topo da página