Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Banco de Alimentos: seleção para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Publicada em 06/06/2019, às 13h31 | Atualizada em 10/06/2019, às 14h24

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Banco de Alimentos

Objetivo da seleção é beneficiar famílias atendidas pelas entidades sociais e equipamentos públicos cadastrados no Banco de Alimentos de Vitória (Ampliar imagem)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará seleção pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no âmbito do projeto de Compra Direta de Alimentos (CDA), para doação a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelas entidades sociais e equipamentos públicos cadastrados no Banco de Alimentos de Vitória, no período de junho de 2019 a maio de 2020.

O edital, publicado no Diário Oficial desta última quarta-feira (5), visa selecionar fornecedores (agricultores familiares) com vistas a assegurar a autonomia e o desenvolvimento dessas famílias, com a valorização da mulher e da agricultura familiar, para que, através de compra direta, possam disponibilizar alimentos da agricultura familiar local para atender os equipamentos e entidades socioassistenciais beneficiados pelo Banco de Alimentos.

O montante de recursos destinado ao edital é de até R$ 260 mil, provenientes do FUNCOP – Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. O valor máximo do apoio por unidade familiar (agricultor familiar) para o fornecimento dos gêneros alimentícios será de até R$ 6,5 mil, por um período de 12 meses.

Fomento

"A execução do projeto Compra Direta de Alimentos é uma oportunidade de fortalecimento do papel do Banco de Alimentos e de fortalecimento da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. É uma ação que também movimenta economicamente a produção dos agricultores familiares e amplia o atendimento ao público assistido no município. Nossa principal conquista é a diversificação do atendimento dos munícipes assistidos pelas entidades não governamentais e pelos equipamentos sociais espalhados nos 12 territórios da Sema", disse a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Laydiane Silote Barbosa. 

Seleção

Serão selecionados de 15 a 40 agricultores, sendo considerados elegíveis aqueles que atenderem ao perfil socioeconômico estabelecido pelo edital de seleção Setades nº 001/2018:
• Famílias compostas por no mínimo duas pessoas;
• Inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO);
• Possuidores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAP).

Os agricultores familiares deverão apresentar a documentação para a candidatura do dia 5 a 24 de junho, das 9 às 16 horas, na Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória, situada na avenida Hermes Curry Carneiro, s/nº, Ilha de Santa Maria. O resultado final está previsto até 16 de julho. 

Os gêneros alimentícios deverão ser entregues no Banco de Alimentos Herbert de Souza, localizado no endereço acima.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site