Notícias

Balneabilidade: Vitória conta com 20 pontos próprios para banho

Publicada em 30/08/2018, às 17h35

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Toda a extensão da orla de Camburi está com suas águas próprias para banho
Kadidja Fernandes
Praia Placa de Balneabilidade
Ilha do Boi: praia é um dos 20 pontos liberados para banhistas na capital

 A nova classificação de balneabilidade divulgada nesta quinta-feira (30) pela Gerência de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) aponta que Vitória tem 20 pontos liberados para banho em sua orla. 

Dos 26 pontos que são monitorados pela Semmam, apenas 4 estão interditados e 2 estão impróprios. Os resultados são válidos até a próxima quinta-feira (5), quando serão liberados novos dados.

Toda a orla de Camburi, Ilha do Boi (Praia Grande e da Direita), Ilha do Frade, Praia do Canto, Curva da Jurema e Enseada do Suá estão liberadas para banhistas. 

Configura aqui os locais próprios para banho.   

“Estes 26 pontos de praias são monitorados criteriosamente e todas as quintas-feiras  divulgamos os novos resultados das análises das águas, que são coletadas todas as segundas-feiras”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zoauin.

Coleta

Zouain explica que os pontos de coleta foram escolhidos conforme critérios técnicos. Segundo ele, são locais que podem apresentar fragilidades  que venham a comprometer a qualidade da água, como por exemplo locais de saída de águas de drenagem. A mudança das classificações se deve a fatores como  estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Estas placas são atualizadas conforme recomenda a Resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).


Voltar ao topo da página