Notícias

Área de restinga da Curva da Jurema recebe cercamento

Publicada em 16/02/2017, às 15h09 | Atualizada em 16/02/2017, às 17h03

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Cercamento de restinga
Trecho de área de restinga na Curva da Jurema recebeu cercamento
Divulgação Semmam
Cercamento de restinga
Proteção é feita de cabos retirados de ações de fiscalização e toras de eucalipto

As áreas de restinga em Vitória estão sendo cercadas. O primeiro trecho contemplado está localizado na Curva da Jurema, com 100 metros de cercamento.

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro Náutico Capixaba e o Ecomaris. A proteção é feita de cabos que foram retirados de redes apreendidas pelas fiscalizações ambientais e toras de eucalipto doadas.

"Neste primeiro momento, estamos cercando uma área de 100 lineares , mas temos o objetivo de cercar aproximadamente 30 mil metros de área de restinga", disse o oceanógrafo da Gerência de Controle e Monitoramento de Ecossistemas da Semmam, Paulo Rodrigues.

Plantio

Ele ressaltou que, além do cercamento, foram plantadas 60 mudas de espécies de restinga, como feijão da praia, aroeira, araçã e guriri. Na campanha Praia Limpa, realizada em janeiro, as áreas de restinga da Curva da Jurema e da praia de Camburi receberam mais de 600 mudas.

A restinga deve ser preservada para manter a qualidade de vida dos animais e das plantas que a compõem, além de garantir o bem-estar dos frequentadores. Por lei, é proibido fazer churrasco próximo a ela, estacionar sobre a restinga, jogar lixo no local e danificar ou retirar plantas.


Voltar ao topo da página