Notícias
Área de restinga da Curva da Jurema recebe cercamento
Publicada em 16/02/2017, às 15h09 | Atualizada em 16/02/2017, às 17h03
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


As áreas de restinga em Vitória estão sendo cercadas. O primeiro trecho contemplado está localizado na Curva da Jurema, com 100 metros de cercamento.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro Náutico Capixaba e o Ecomaris. A proteção é feita de cabos que foram retirados de redes apreendidas pelas fiscalizações ambientais e toras de eucalipto doadas.
"Neste primeiro momento, estamos cercando uma área de 100 lineares , mas temos o objetivo de cercar aproximadamente 30 mil metros de área de restinga", disse o oceanógrafo da Gerência de Controle e Monitoramento de Ecossistemas da Semmam, Paulo Rodrigues.
Plantio
Ele ressaltou que, além do cercamento, foram plantadas 60 mudas de espécies de restinga, como feijão da praia, aroeira, araçã e guriri. Na campanha Praia Limpa, realizada em janeiro, as áreas de restinga da Curva da Jurema e da praia de Camburi receberam mais de 600 mudas.
A restinga deve ser preservada para manter a qualidade de vida dos animais e das plantas que a compõem, além de garantir o bem-estar dos frequentadores. Por lei, é proibido fazer churrasco próximo a ela, estacionar sobre a restinga, jogar lixo no local e danificar ou retirar plantas.