Notícias

Alunos visitam Casa do Cidadão e aprendem sobre Direitos Humanos

Publicada em 24/03/2017, às 17h47

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Alunos deram entrada no processo de documentação civil básica durante visita à Casa do Cidadão
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Estudantes ainda tiveram oportunidade de conhecer instalações e serviços da Casa do Cidadão

Alunos de escolas da rede de ensino de Vitória tiveram, nesta sexta-feira (24), uma verdadeira lição de cidadania, na Casa do Cidadão, em Itararé. Durante todo o dia, 112 estudantes no 9º ano do ensino fundamental realizaram várias atividades, como oficinas sobre consumo consciente e sustentável, direitos do consumidor, gravidez na adolescência, prevenção de violência doméstica e orientações ao mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte das atividades do projeto Cidadania Fundamental, desenvolvido pelas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e Educação (Seme). Participaram das atividades as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Tancredo de Almeida Neves, em São Pedro, e São Vicente de Paulo, no Centro.

Além das oficinas, os estudantes conheceram ainda os serviços oferecidos pelo Centro Integrado da Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares. Durante o dia, eles fizeram uma visita aos setores e receberam orientações da rede que está a serviço da população.

Durante a visita, tiveram a oportunidade de dar entrada no processo de documentação civil básica, incluindo Carteira de Identidade e CPF para todos os estudantes, Carteira de Trabalho para maiores de 14 anos e 2ª via de Certidão de Nascimento para os que necessitassem.

Teatro

O grupo ainda recebeu uma formação básica em Direitos Humanos, por meio de uma apresentação teatral. Foram três horas de duração, com abordagem de temas como diversidade e equidade de gênero, diferenças étnico-raciais, violência sexual contra crianças e adolescentes, diversidade sexual e mediação de conflitos familiares.

Para a coordenadora de Educação em Direitos Humanos, Arielly Prata, a ideia do projeto é criar espaços para que esses temas sejam discutidos na sociedade. "A expectativa é de que esses estudantes sejam disseminadores de acesso aos direitos e respeito da dignidade humana. E que levem isso para os espaços escolares e todas suas relações sociais que extrapolam os muros da escola", disse.

Em 2017, o projeto será executado no período de março a outubro e também será oferecido para alunos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é que sejam beneficiados cerca de 3,2 mil estudantes.

Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental

Voltar ao topo da página